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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Orientação profissional em um diálogo entre psicologia e educação
Título(s) alternativo(s): Orientación profesional en un diálogo entre la psicología y la educación
Título em inglês: Professional guidance in a dialogue between psychology and education
Autor(es): Nascimento, Ladislau Ribeiro do
Palavras-chave: Orientação Profissional;Psicologia escolar e educacional;Educação
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: NASCIMENTO, Ladislau Ribeiro do. Orientação profissional em um diálogo entre psicologia e educação. Revista Educação em Debate, Fortaleza (CE), ano 42, n. 82, p. 157-169, maio/ago. 2020.
Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma revisão bibliográfica sobre a prática de Orientação Profissional (OP) em contextos escolares. O estudo objetivou identificar, analisar e refletir sobre alcances, limites e possibilidades desta área de atuação em psicologia. O levantamento foi realizado por meio de acesso às bases Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia (BVS – Psi). Empregou-se o descritor Orientação Vocacional, a partir do qual foi possível verificar 83 relatos de experiência. Após a aplicação de critérios de inclusão e de exclusão, nove artigos foram selecionados. A prioridade foi dada aos relatos de OPs realizadas no encontro entre psicologia e educação. A OP mostrou-se um importante dispositivo de apoio para estudantes em fase de escolha profissional. Ao mesmo tempo que despontou como instrumento estratégico para estabelecer um diálogo ético entre psicologia e educação.
Abstract: This article presents the results of a bibliographic review on the practice of Vocational Guidance (OP) in school contexts. The study aimed to identify, analyze, and reflect on the scope, limits, and possibilities of this area of expertise in psychology. The research was carried out through access to the Scientific Electronic Library Online (SciELO) and Virtual Health Library – Psychology (VHL – Psi) databases. The descriptor Vocational Guidance was used, from which it was possible to verify 83 experience reports. Nine articles were selected after applying inclusion and exclusion criteria. Reports of POs held at the meeting between psychology and education had priority. The PO proved to be an important service for students at the period to get a professional choice. At the same time, it has been a strategic instrument to engage an ethical dialogue over psychology and education fields.
Resumen: Este artículo presenta los resultados de una revisión bibliográfica sobre la práctica de la Orientación Profesional (OP) en contextos escolares. El estudio tuvo como objetivo identificar, analizar y reflexionar sobre el alcance, los límites y las posibilidades de esta área de especialización en psicología. La encuesta se realizó a través del acceso a las bases de datos de la Biblioteca Electrónica Científica en línea (SciELO) y de la Biblioteca Virtual en Salud – Psicología (BVS – Psi). Se utilizó el descriptor Orientación vocacional, del cual fue posible verificar 83 informes de experiencia. Después de aplicar los criterios de inclusión y exclusión, se seleccionaron nueve artículos. Se dio prioridad a los informes de las OP realizadas en la reunión entre psicología y educación. El OP demostró ser un importante dispositivo de apoyo para los estudiantes en la fase de elección profesional. Al mismo tiempo, surgió como un instrumento estratégico para establecer un diálogo ético entre psicología y educación.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54655
ISSN: 0102-1117 (impresso)
2526-0847 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

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