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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Narrativas de professoras sobre a formação no Curso de Licenciatura em Pedagogia do PARFOR
Título(s) alternativo(s): Narrativas de profesoras sobre la formación en el Curso de Licenciatura en Pedagogía del PARFOR
Título em inglês: Teacher’s narratives about the training Course for Pedagogy Licensure of PARFOR
Autor(es): Jesus, Marta Lícia de
Portela, Regina Lúcia
Palavras-chave: Formação docente;Egressos;Narrativas;PARFOR
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: JESUS, Marta Lícia de; PORTELA, Regina Lúcia. Narrativas de professoras sobre a formação no Curso de Licenciatura em Pedagogia do PARFOR. Revista Educação em Debate, Fortaleza (CE), ano 42, n. 82, p. 123-142, maio/ago. 2020.
Resumo: Este artigo tem por objetivo discutir o resultado de uma pesquisa sobre a percepção de professoras acerca das repercussões da formação de nível superior em Pedagogia, cursada na condição de profissionais que já atuavam nas salas de aula da educação básica da rede pública de ensino. A formação das professoras ocorreu há pouco mais de cinco anos, a partir de uma política pública educacional situada, o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). A revisão teórica sobre a formação de professores, especificamente, as formulações sobre a identidade profissional docente, o professor-pesquisador e o professor reflexivo, apresentaram subsídios valiosos e orientaram a investigação. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, na qual a entrevista narrativa foi considerada um elemento fulcral da estratégia metodológica escolhida, visto que as narrativas das docentes foram consideradas saberes legítimos. Como resultado, pode-se conhecer de perto o domínio que as professoras possuem acerca dos processos formativos dos quais participaram e a articulação que fazem da formação com as suas práticas profissionais, antes e depois da conclusão do curso de licenciatura. O domínio do significado atribuído à formação vivenciada pelas professoras assumiu a potencialidade reflexiva e estruturante da pesquisa, por meio da análise das descrições, dos entendimentos e das experiências narradas por aquelas que, de fato, as conhecem. Diante disso, espera-se, com este trabalho, colaborar para que o conteúdo da produção acadêmica sobre a subjetividade dos docentes deva ser considerado no momento da formulação e avaliação de políticas públicas educacionais voltadas para os professores.
Abstract: This article aims to discuss the result of research conducted on teacher’s perception of the superior level Pedagogy certification course taken by those professionals who are experienced and have worked in the public school system classroom. The course was completed just over five years ago, based on a public educational training policy in Bahia, the National Plan of Teacher Training in Basic Education (Parfor). The theoretical review on teacher training, specifically the formulations on the professional identity of teachers, the researcher teacher and the reflective teacher, presented valuable subsidies and guided the investigation. The ––research presents a qualitative approach, in which the narrative interview was considered a key element of the chosen methodological strategy, since the teachers’ narratives were considered legitimate knowledge. As a result, it is possible to closely assess the understanding teachers have about the training processes they participated in and the connection they make between training and their professional practices, both before and after completion of the licensure course. This understanding allowed the reflective and structural potential of the research, through the analysis of the descriptions, understandings and experiences narrated by those who, in fact, participated in the training process. Therefore, through this research it is hoped that the content of academic production on the subjectivity of teachers should be considered when assessing and formulating educational public policies aimed at teachers.
Resumen: Este artículo tiene por objetivo discutir el resultado de una investigación sobre la percepción de profesoras acerca de las repercusiones de la formación de nivel superior en Pedagogía, cursada en la condición de profesionales que ya actuaban en las clases de la educación básica del sistema público de enseñanza. La formación de las profesoras ocurrió hace poco más de cinco años, desde una política educativa pública situada el Plan Nacional de Formación de Profesores de la Educación Básica (Parfor). La revisión teórica sobre la formación de profesores, específicamente las formulaciones sobre la identidad profesional docente, el profesor investigador y el profesor reflexivo, presentaron subsidios valiosos y orientaron este trabajo. La investigación presenta un enfoque cualitativo, en el cual la entrevista narrativa fue considerada un elemento indispensable de la estrategia metodológica elegida, ya que las narrativas de las maestras fueron consideradas conocimientos legítimos. Como resultado, se puede conocer de cerca el dominio que las profesoras tienen sobre los procesos formativos en los que participaron y la articulación que hacen de la formación con sus prácticas profesionales, antes y después de la conclusión del curso de licenciatura. El dominio del significado atribuido a la formación experimentada por las profesoras asumió a la potencialidad reflexiva y estructuradora de la investigación, a través del análisis de las descripciones, entendimientos y experiencias narradas por aquellas que, de hecho, las conocen. Por lo tanto, se espera con este trabajo colaborar para que el contenido de la producción académica sobre la subjetividad de los docentes debe ser considerada en el momento de la evaluación y formulación de políticas públicas educativas dirigidas a los profesores.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54653
ISSN: 0102-1117 (impresso)
2526-0847 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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