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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Inclusão no ensino superior: o olhar dos coordenadores de cursos de graduação
Título(s) alternativo(s): Inclusión en la enseñanza superior: la mirada de los coordinadores de cursos de graduación
Título em inglês: Inclusion in higher education: the view of the coordinators of undergraduate courses
Autor(es): Silva, Mariane Carloto da
Pavão, Sílvia Maria de Oliveira
Palavras-chave: Ensino Superior;Inclusão;Complexidade
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: SILVA, Mariane Carloto da; PAVÃO, Sílvia Maria de Oliveira. Inclusão no ensino superior: o olhar dos coordenadores de cursos de graduação. Revista Educação em Debate, Fortaleza (CE), ano 42, n. 82, p. 105-122, maio/ago. 2020.
Resumo: Um sistema educacional produz, via de regra, por meio de estruturas curriculares, sujeitos com habilidades suficientes para atuar em determinados contextos profissionais. Entretanto, esse sistema, da forma como se apresenta, pode invariavelmente não perceber necessidades de aprendizagem sutis afeitas aos sujeitos que fazem parte desses processos formativos. Diz-se sobre isso, do identificar, reconhecer ou perceber o outro como sujeito. O objetivo deste estudo foi discutir como ocorrem os processos de (re)conhecimento dos estudantes público-alvo da Educação Especial nos cursos de graduação com vistas à aprendizagem. Com abordagem qualitativa e exploratória, os dados foram coletados por meio de entrevistas abertas semiestruturadas respondidas por coordenadores de cursos de graduação de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES). Os resultados foram analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Constatou-se que o foco de questionamento reside sobre o currículo, organizado de modo fragmentado e padronizado, constituindo-se em especialidades fechadas e individualistas, um documento com características distantes do entendimento da teoria da complexidade, cujo fator principal incide sobre a importância de os conhecimentos serem contextualizados com a realidade. Conclui-se que o (re)conhecimento das pessoas com deficiência e seus processos de aprender exigem contextualização do processo vivenciado por pessoas que se desenvolvem com e em realidades objetivas e subjetivas distintas. As formas de comunicação geram dificuldades para o atendimento às necessidades específicas de aprendizagem desses sujeitos, que, em muitos casos, requerem tecnologias e suportes de acessibilidade.
Abstract: An educational system creates, as a rule, through curricular structures, subjects with adequate skills to act in certain professional contexts. However, this system, as it is presented, may invariably not perceive subtle learning needs related to the subjects that are part of these formative processes. It is said about this, of the identifying, recognizing or perceiving the other as a subject. The objective of this study was to discuss how occur the processes of (re) knowledge of the students, target public of Special Education in the undergraduate courses, with view to learning. With a qualitative and exploratory approach, the data were collected through semi-structured open interviews answered by coordinators of undergraduate courses of a Federal Institution of Higher Education (FIHE). The results were analyzed through the Content Analysis technique. It was found that the focus of questioning lies on the curriculum, arranged in a fragmented and standardized way, which constitutes closed and individualistic specialties, a document with distant characteristics from the understanding of the complexity theory, whose main factor points to the importance of knowledge being contextualized with reality. It is concluded that the (re) knowledge of people with disabilities and their learning processes demand contextualization of the process experienced by people who develop with and in different objective and subjective realities. The ways of communication creates difficulties to meet the specific needs of these subjects, which, in many cases, require technologies and supports of accessibility.
Resumen: Un sistema educativo produce, en general, a través de estructuras curriculares, sujetos con habilidades suficientes para actuar en ciertos contextos profesionales. Sin embargo, ese sistema, tal como se presenta, puede invariablemente no percibir necesidades de aprendizaje sutiles vinculadas a los sujetos que forman parte de esos procesos formativos. Se dice sobre esto, del identificar, reconocer o percibir al otro, como sujeto. El objetivo de este estudio fue discutir cómo ocurren los procesos de (re)conocimiento de los estudiantes, público a quien se dirige la Educación Especial, en los cursos de graduación, mirando hacia el aprendizaje. Con abordaje cualitativo y exploratorio, los datos fueron colectados por medio de entrevistas abiertas semiestructuradas, las cuales fueron contestadas por coordinadores de cursos de graduación de una Institución Federal de Enseñanza Superior (IFES). Se analizaron los resultados mediante la técnica de Análisis de Contenido. Se constató que el enfoque del cuestionamiento, reside sobre el currículo, organizado de manera fragmentada y estandarizada, constituyéndose en especialidades individualistas y cerradas, un documento con características que están lejos del entendimiento de la teoría de la complejidad, cuyo factor principal está sobre la importancia de que los conocimientos sean contextualizados con la realidad. Se concluye que el (re) conocimiento de las personas con discapacidad y sus procesos de aprendizaje, exige la contextualización del proceso experimentado por las personas que se desarrollan con y en realidades objetivas y subjetivas distintas. Las formas de comunicación, generan dificultades hacia el atendimiento de las necesidades específicas de aprendizaje de esos sujetos, que, en muchos casos requieren tecnologías y soportes de accesibilidad.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54652
ISSN: 0102-1117 (impresso)
2526-0847 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

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