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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54651
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Barreto, Rafaella de Melo Matos | - |
dc.contributor.author | Hissa, Débora Liberato Arruda | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-14T18:38:06Z | - |
dc.date.available | 2020-10-14T18:38:06Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | BARRETO, Rafaella de Melo Matos; HISSA, Débora Liberato Arruda. Depressão e o impacto na prática docente em professores do ensino médio da rede estadual de ensino em Fortaleza (CE). Revista Educação em Debate, Fortaleza (CE), ano 42, n. 82, p. 87-104, maio/ago. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-1117 (impresso) | - |
dc.identifier.issn | 2526-0847 (online) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54651 | - |
dc.description.abstract | In this article, we bring data from a study carried out with high school teachers at a state school in Fortaleza (CE) about depression and its relation with the teaching practice. This article sought to analyze if there is a relation between teaching work and the onset of depressive disorder in high school teachers from the state public school in Fortaleza. As depression is a problem predominantly investigated by Psychology, in our research, with a qualitative approach, we did a didactic transposition of the terms of the evaluation instruments for Education. Twenty-six teachers who composed our sample participated in the study. We used the Beck Depression Inventory (BDI) as an analysis tool, as well as a socio-demographic questionnaire. The results point to the psycho emotional illness of teachers, being the teaching exercise an unhealthy work activity that presents predictors for the development of mental disorders. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação em Debate | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Depressão | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Inventário Beck | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.title | Depressão e o impacto na prática docente em professores do ensino médio da rede estadual de ensino em Fortaleza (CE) | pt_BR |
dc.title.alternative | Depresión y el impacto en la práctica docente en profesores de la enseñanza secundaria de la red estatal de enseñanza en Fortaleza (CE) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Neste artigo, trazemos dados de um estudo realizado com professores do ensino médio numa escola da rede estadual de ensino em Fortaleza (CE) sobre a depressão e sua relação com a prática docente. O presente artigo buscou analisar se há relação entre o trabalho docente e o aparecimento do transtorno depressivo em professores do ensino médio da rede pública estadual de ensino em Fortaleza (CE). Como a depressão é uma problemática predominantemente investigada pela Psicologia, em nossa pesquisa, de abordagem qualitativa, fizemos uma transposição didática dos termos, dos instrumentos de avaliação para a Educação. Participaram da investigação 26 professores que compuseram nossa amostra. Utilizamos como instrumento de análise o Inventário Beck de Depressão (BDI), além de um questionário sociodemográfico. Os resultados apontam para o adoecimento psicoemocional dos professores, sendo o exercício da docência uma atividade laboral de caráter insalubre que apresenta preditores para o desenvolvimento de transtornos mentais. | pt_BR |
dc.description.abstract-es | En este artículo, traemos datos de un estudio realizado con los profesores de la enseñanza secundaria en una escuela estatal en Fortaleza (CE) sobre la depresión y su relación con la práctica docente. Este artículo busca hacer un análisis sobre si existe una relación entre el trabajo docente y la aparición del trastorno depresivo en los profesores de secundaria del sistema de escuelas públicas del Estado en Fortaleza. Ya que la depresión es una problemática predominantemente buscada por la Psicología, en nuestra búsqueda, de enfoque cualitativo, hicimos una transposición didáctica de los términos, de los instrumentos de evaluación para la educación. Formaron parte de la investigación 26 profesores que compusieron la muestra. Utilizamos como instrumento de análisis el Inventario Beck de Depresión (BDI) además de un cuestionario sociodemográfico. Los resultados apuntan a la enfermedad psicoemocional de los profesores; el ejercicio de la docencia es una actividad laboral de carácter insalubre que presenta predictores para el desarrollo de trastornos mentales. | pt_BR |
dc.title.en | Depression and the impact on teaching practice in high school teachers of public state education in Fortaleza (CE) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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