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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54650
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Contribuições de Michael Young para os estudos curriculares |
Título(s) alternativo(s): | Contribuciones de Michael Young a los estudios curriculares |
Título em inglês: | Michael Young’s contributions to curricular studies |
Autor(es): | Pereira, Clarice Simão |
Palavras-chave: | Currículo;Conhecimento;Saberes;Young, Michael, 1915-2002 |
Data do documento: | 2020 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação em Debate |
Citação: | PEREIRA, Clarice Simão. Contribuições de Michael Young para os estudos curriculares. Revista Educação em Debate, Fortaleza (CE), ano 42, n. 82, p. 73-86, maio/ago. 2020. |
Resumo: | Este artigo expõe percursos de análises desenvolvidas acerca do currículo e da educação escolar. O texto apresenta a contribuição de Michael Young (1971, 2000) para os estudos curriculares a partir da questão do conhecimento. A operação metodológica está orientada a partir da pesquisa bibliográfica, sistematizada em três tópicos: o primeiro expõe breves informações sobre o autor e seu objeto de pesquisa; o segundo busca a compreensão de um currículo baseado no conhecimento; o terceiro, na contramão da valorização do conhecimento curricular, expõe as “pedagogias das competências” – teorias pedagógicas que valorizam habilidades em detrimento dos saberes elaborados. Os resultados apontam que os estudos de Young (2011, 2016) trazem importantes contribuições para pensar o currículo e o espaço escolar enquanto lugar de acesso ao conhecimento. |
Abstract: | This article shows courses of developed analysis about curriculum and school education. The text presents the contribution of Michael Young (1971, 2000), for the curricular studies, from the question of knowledge. The methodological operation is oriented from the bibliographical research, systematized in three topics: the first exposes brief information about the author and his research object. In the second topic, we seek to understand a curriculum based in knowledge. And the third, contrary to the curricular knowledge appreciation, exposes the “pedagogies of competences” - pedagogical theories that value skills, to the detriment of the elaborated knowledge. The results show that Young’s studies (2011, 2016) bring important contributions to thinking about the curriculum and the school space, as a place of access to knowledge. |
Resumen: | Este artículo expone caminos de análisis desarrollados acerca del currículo y de la educación escolar. El texto presenta la contribución de Michael Young (1971, 2000) a los estudios curriculares, a partir de la cuestión del conocimiento. El procedimiento metodológico está orientado desde la investigación bibliográfica, sistematizada en tres tópicos: el primero presenta breves informaciones sobre el autor y su objeto de investigación. En el segundo tópico, se busca la comprensión de un currículo basado en el conocimiento. Y el tercero, en dirección contraria a la valoración del conocimiento curricular, expone las “pedagogías de las competencias” – teorías pedagógicas que valoran habilidades, en detrimento de los saberes elaborados. Los resultados señalan que los estudios de Young (2011, 2016) traen importantes contribuciones para pensar el currículo y el espacio escolar, como lugar de acceso al conocimiento. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54650 |
ISSN: | 0102-1117 (impresso) 2526-0847 (online) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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