Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54610
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A guerra civil espanhola plasmada no filme Los girasoles ciegos: um tema de discussão em sala de aula com alunos avançados de espanhol E/LE
Autor(es): Câmara, Yls Rabelo
Câmara, Yzy Maria Rabelo
Palavras-chave: Guerra Civil Espanhola;Los girasoles ciegos;Cinema;Literatura
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista Eletrônica do GEPPELE
Citação: CÂMARA, Yls Rabelo; CÂMARA, Yzy Maria Rabelo. A guerra civil espanhola plasmada no filme Los girasoles ciegos: um tema de discussão em sala de aula com alunos avançados de espanhol E/LE. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 4, v. 1, n. 5, p. 123-138, jun. 2018.
Resumo: O IV Colóquio do GEPPELE traz como tema Caminhos para a consolidação da formação de professores e do ensino de espanhol no Brasil. Entendemos que o professor reflexivo tem como práxis a discussão consciente de assuntos históricos-culturais dos países hispanofalantes em sala de aula, especialmente com alunos avançados de Espanhol E/LE, que têm maior grau de letramento no idioma. A Guerra Civil Espanhola, ponto fulcral desse trabalho, foi um dos capítulos mais lamentáveis da história da Espanha. Mais de oitenta anos se passaram desde sua data de início e as recordações da guerra e do pós-guerra ainda são doridas no discurso dos que a sofreram de forma direta ou indireta como um evento que não deve ser esquecido pelo trauma e pela lição que deixou. Debates em torno dessa guerra, por exemplo, podem ser mediados tanto na escola quanto na universidade e/ou nos cursos livres por professores com seus alunos, de forma a propiciar uma aproximação desses com a língua, sua história e cultura sob outra perspectiva. Para exemplificar uma obra que retrate a Guerra Civil Espanhola com excelência, elegimos o filme Los girasoles ciegos, de José Luis Cuerda, baseado no livro homônimo de Alberto Méndez. Assim, nesse levantamento bibliográfico, apresentamos primeiramente um panorama das circunstâncias que envolveram a guerra civil na Espanha; em seguida, analisamos o reflexo das consequências dessa guerra no cinema e, mais especificamente, no filme Los girasoles ciegos. Para fundamentar nossas argumentações, baseamo-nos em teóricos da áreas tais como Moral-Martín (2012), Ramblado-Minero (2007) e Pelaz-López (2011). Concluímos que o professor de Espanhol E/LE necessita trabalhar com temas sócio-histórico-culturais que propiciem a discussão em sala de aula, especialmente entre alunos de nível avançado, em uma práxis sedimentadora de conhecimentos de ordens várias, a fim de que os alunos mergulhem na história dos países hispanohablantes e assim possam aprender o idioma de forma mais abrangente e mais eficiente.
Abstract: The Fourth Colloquium of GEPPELE brings as a theme Pathways to the consolidation of teacher education and Spanish teaching in Brazil. We understand that the reflexive teacher has as his practice the conscious discussion of historical-cultural issues of the Spanish-speaking countries in the classroom, especially with advanced students of Spanish E / LE, who have a higher degree of literacy in the language. The Spanish Civil War, the focal point of this work, was one of the most regrettable chapters in Spanish history. More than eighty years have passed since its inception, and memories of war and postwar are still painful in the discourse of those who suffered directly or indirectly as an event not to be forgotten by the trauma and lesson left behind. Discussions around this war, for example, can be mediated both at school and at university and / or free courses by teachers with their students, in order to bring them closer to the language, its history and culture from another perspective. To exemplify a work that portrays the Spanish Civil War with excellence, we chose the film Los girasoles ciegos, by José Luis Cuerda, based on the book by the same name of Alberto Méndez. Thus, in this bibliographical survey, we firstly present an overview of the circumstances that involved the civil war in Spain; then we analyze the reflection of the consequences of this war in the cinema and, more specifically, in the film The blind sunflowers. To substantiate our arguments, we base ourselves on theoreticians from areas such as MoralMartín (2012), Ramblado-Minero (2007) and Pelaz-López (2011). We conclude that the teacher of Spanish E / LE needs to work with socio-historical-cultural themes that allow discussion in the classroom, especially among advanced level students, in a sedimentation praxis of several orders knowledge, so that students immerse themselves in the history of Spanish-speaking countries so that they can learn the language more comprehensively and more efficiently.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54610
ISSN: 2318-0099
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_yrcamaraymrcamara.pdf409,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.