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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Intervenção educativa sobre descrição da técnica de aplicação de insulina: ensaio clínico randomizado
Título em inglês: Educational intervention on description of the insulin delivery technique: randomized clinical trial
Autor(es): Moura, Tatiana Victória Carneiro
Silva, Antonia Fabiana Rodrigues da
Machado, Ana Larissa Gomes
Carvalho, Gerdane Celene Nunes
Silva, Ana Roberta Vilarouca da
Palavras-chave: Diabetes Mellitus;Insulina;Entrevista Motivacional;Ensaio Clínico
Data do documento: Set-2020
Instituição/Editor/Publicador: Rev Rene
Citação: MOURA, Tatiana Victória Carneiro et al. Intervenção educativa sobre descrição da técnica de aplicação de insulina: ensaio clínico randomizado. Rev Rene., Fortaleza, v. 21, e44514, set. 2020.
Resumo: Objetivo: analisar o efeito de intervenção educativa via te-lefone sobre a descrição da técnica de aplicação de insuli-na. Métodos: ensaio clínico randomizado,realizado com 79 pacientes com Diabetes Mellitus, composto por dois grupos, 42 do grupo controle e 37 da intervenção. Realizaram-se quatro ligações telefônicas, em dois meses, para o grupo in-tervenção. O grupo controle recebeu somente acompanha-mento convencional. Resultados: ao comparar a aplicação de insulina no pré e pós-teste, não houve diferença significa-tiva (p>0,05) no grupo controle, mas melhoria de 80,0% no acerto das respostas sobre a técnica adequada, com p<0,021. Na comparação intergrupo, a descrição da autoaplicação de insulina, após a intervenção telefônica, foi melhor em 70,0% dos itens, com p<0,030. Conclusão: a intervenção educativa via telefone melhorou a descrição da técnica de aplicação de insulina em pacientes com Diabetes Mellitus e respectivos cuidadores. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos número U1111-1228-3200.
Abstract: Objective: to analyze the effect of educational intervention on insulin delivery technique. Methods: randomized clini-cal trial, carried out with 79 patients with Diabetes Mellitus, in two groups, 42 from the control group and 37 from the intervention. Four telephone calls were made in two mon-ths to the intervention group. The control group received only conventional follow-up. Results: when comparing the application of insulin in the pre and post-test, there was no significant difference (p>0.05) in the control group, but an improvement of 80.0% in the correct answers on the appro-priate technique, with p<0.021 . In the intergroup compari-son, the description of self-administration of insulin, after the telephone intervention, was better in 70.0% of the ite-ms, with p<0.030. Conclusion: the educational intervention via telephone improved the description of the technique of insulin application in patients with Diabetes Mellitus and their caregivers. Brazilian Registry of Clinical Trials number U1111-1228-3200.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54581
ISSN: 2175-6783
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