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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54576
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lustosa, Francisca Geny | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-10T06:59:57Z | - |
dc.date.available | 2020-10-10T06:59:57Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | LUSTOSA, Francisca Geny. Inclusão: o movimento da mudança e a transformação das práticas pedagógicas no contexto de uma pesquisa-formação colaborativa. Olhares, Guarulhos, v. 2, n. 2, p. 471-494, dez. 2014. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2317-7853 | - |
dc.identifier.uri | https://doi.org/10.34024/olhares.2014.v2.281 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54576 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Acompanhamento educacional especializado | pt_BR |
dc.subject | Inclusão socioeducacional | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia - acessibilidade | pt_BR |
dc.title | Inclusão: o movimento da mudança e a transformação das práticas pedagógicas no contexto de uma pesquisa-formação colaborativa | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente texto objetiva relatar os aspectos envolvidos em um modelo de formação de professores, pautado na apropriação e no desenvolvimento de práticas pedagógicas de favorecimento a inclusão de alunos com deficiência. O quadro teórico-conceitual contemplou as discussões sobre inclusão, formação e profissionalização docente. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação do tipo colaborativa, entre a pesquisadora e oito professoras do ensino fundamental de uma escola pública de Fortaleza, no período de agosto de 2006 a fevereiro de 2008. Os resultados evidenciaram que investimentos na reorganização do espaço escolar, no apoio às professoras, nas ações de atenção as crianças e às suas especificidades, se reverteram em melhor acolhimento e atendimento a todos os alunos. Assim, situamos que a experiência dessa pesquisa (re)afirma que o paradigma da educação inclusiva é possível de se realizar. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PRÓ-INCLUSÃO - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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