Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54567
Title in Portuguese: Inovação pedagógica, inclusão e interculturalidade na formação de professores em pedagogia e magistério indígena na Universidade Federal do Ceará
Other Titles: Innovación pedagógica, inclusión e interculturalidad en la formación de profesores en pedagogía y magisterio indígena en la Universidad Federal de Ceará
Title: Pedagogical innovation, inclusion and interculturality in the education of teachers majoring in pedagogy and indigenous education at the Federal University of Ceará
Author: Fonteles Filho, José Mendes
Lustosa, Francisca Geny
Keywords: Educação inclusiva
Alfabetização
Acompanhamento educacional especializado
Inclusão socioeducacional
Educação especial
Formação de professores
Práticas pedagógicas
Pedagogia - acessibilidade
Inovação pedagógica
Magistério indígena
Issue Date: 2018
Publisher: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
Citation: FONTELES FILHO, José Mendes; LUSTOSA, Francisca Geny. Inovação pedagógica, inclusão e interculturalidade na formação de professores em pedagogia e magistério indígena na Universidade Federal do Ceará. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 13, n. esp. 2, p. 1281-1300, set. 2018.
Abstract in Portuguese: Este artigo evidencia a necessidade de refletir sobre inovação pedagógica em Instituições de Ensino Superior (IES), notadamente na formação de professores orientados a contextos de respeito à diversidade, inclusão e interculturalidade. Motivados por processos em curso na Universidade Federal do Ceará, tomaremos como recorte empírico de nossa reflexão duas significativas experiências: a formação de professores em Pedagogia e a formação de professores para o Magistério Indígena. Nessa empreitada, incursionamos sobre os conceitos implicados em nossa reflexão, apresentando dados e relatos das experiências em análise e problematizando algumas concepções sobre inovação pedagógica, que fundamentam as dimensões da cultura, da política, das práticas inclusivas e suas inter-relações para a efetivação de sociedades e instituições de ensino includentes.
Abstract: This paper highlights the need to think about pedagogical innovation in Higher Education Institutions (HEIs), particularly in the education of teachers turned to contexts of respect for diversity, inclusion, and interculturality. Motivated by ongoing processes at Federal University of Ceará, two remarkable experiences are empirically taken to support our reflection: the teacher training on Special Education and the teacher training on Indigenous Education. In this venture, we explore the concepts involved in our reflection, thus presenting data and reports from the experiences under analysis and problematizing some conceptions about pedagogical innovation, which underlie the aspects of culture, politics, inclusive practices and their correlations towards the materialization of inclusive societies and educational institutions.
Abstract in Spanish: Este artículo evidencia la necesidad de reflexionar el respeto de la innovación pedagógica em Instituciones de la Enseñanza Superior (IES), notablemente en la formación de profesores dirigidos por contextos de respeto a la diversidad, inclusión e interculturalidad. Motivados por processos en curso en la Universidad Federal de Ceará, tomaremos como recorte empírico de nuestra reflexión dos significativas experiências: la formación de los professores en la Educación Especial y formación de los profesores para el Magistério Indígena. En esa tarea, invertimos el respeto de los conceptos em nuestra reflexión, presentando datos y relatos de las experiências em análisis y problematizando algunas concepciones a respeto de innovación pedagógica y que fundamentan las dimensiones de la cultura, de la política, de las prácticas incluyentes y sus interrelaciones para la efectivación de las sociedades y instituciones de enseñanza incluyentes.
URI: https://doi.org/10.21723/riaee.v13.nesp2.set2018.11644
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54567
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 1982-5587
Appears in Collections:PRÓ-INCLUSÃO - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_art_jmfontelesfilho_fglustosa.pdf327,47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.