Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54546
Tipo: Artigo de Evento
Título: Avaliação do desempenho do ácido aminotrismetilenofosfônico como inibidor de incrustação de carbonato de cálcio no processo de extração de petróleo
Autor(es): Oliveira, Arthur Reys Carvalho de
Lucena, Sebastião Mardônio Pereira de
Palavras-chave: Inibidores de incrustação;Incrustações;Eficiência de inibição;Extração de petróleo;Carbonato de cálcio;Petróleo
Data do documento: 2018
Citação: OLI VEIRA, Arthur Reys Carvalho de; LUCENA, Sebastião Mardônio Pereira de. Avaliação do desempenho do ácido aminotrismetilenofosfônico como inibidor de incrustação de carbonato de cálcio no processo de extração de petróleo. In: CONGRESSO NACIONAL DE PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS (CONEPETRO), III.; WORKSHOP DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO CONEPETRO), III ., 08 e 10 ago 2018, Salvador(BA). Anais [...], Salvador (BA), 2018.
Resumo: A aplicação de inibidores é a técnica mais difundida para reduzir os danos envolvendo a formação de incrustação durante a extração de petróleo. Devido às complexas interações entre a solução salina e os inibidores, métodos empíricos são utilizados na sua seleção. Os mais usados na indústria do petróleo são: o estático, padronizado na Norma TM0374- 2007 da Associação Nacional de Engenheiros de Corrosão ou NACE (National Association of Corrosion Engineers), e um dinâmico, conhecido por teste do bloqueio do tubo ou TBT (tube blocking test). O NACE não correlaciona com o desempenho real obtido em campo, enquanto o TBT possibilita reproduzir condições de operação mais próximas. Neste estudo, os dois métodos são testados para um anti-incrustante à base de ácidos fosfônicos, o ácido aminotrismetilenofosfônico (conhecido como tris), na determinação da concentração mínima de inibidor (CMI). Avaliamos a capacidade de discriminar o inibidor. Concluímos que os métodos estudados apresentaram resultados semelhantes quanto ao valor da eficiência de inibição do anti-incrustante em estudo, apontando um bom potencial no processo de evitar a formação de incrustações. Dessa forma, o método estático NACE indicou uma concentração mínima de inibidor entre 2 e 3 ppm. No método dinâmico TBT, o valor da concentração mínima de inibidor foi entre 3 e 5 ppm.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54546
ISSN: 2446 8339
Aparece nas coleções:DEQ - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_arcdeoliveira.pdf375,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.