Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54502
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Felix, Luana Ketlen Cavalcanti de Lima | - |
dc.contributor.author | Costa, Vânia Chagas da | - |
dc.contributor.author | Pereira, Emanuela Batista Ferreira e | - |
dc.contributor.author | Valença, Marília Perrelli | - |
dc.contributor.author | Souza, Claudinalle Farias Queiroz de | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-07T13:43:18Z | - |
dc.date.available | 2020-10-07T13:43:18Z | - |
dc.date.issued | 2020-01 | - |
dc.identifier.citation | FELIX, Luana Ketlen Cavalcanti de Lima et al. Gamificação para prevenção de acidentes na infância: revisão sistemática. Rev. Saúde Digital Tec. Educ., Fortaleza, CE, v. 5, n. 1, p. 53-64, jan./abr. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2525-9563 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54502 | - |
dc.description.abstract | Introduction: Gamification can be used as a strategy to prevent childhood accidents, as it can positively influence changes in the behavior of children and adolescents. Objective: To identify evidence on the use of educational games as a strategy for preventing childhood accidents. Methods: Searches were performed at the LILACS, BDENF and MEDLINE databases, using DeCS descriptors. Articles available and published from 2013 to 2019 in Portuguese were selected; the exclusion criteria were unavailability and duplicates. Results: 85 articles were found. Of these, four met the inclusion criteria of this review. In the analysis, accidents were identified as the main causes of child morbidity and mortality and the home as the main cause of death, with the male sex as the most affected. ¾ of the articles highlighted playful activities as an educational tool for children. Discussion: According to results, domestic accidents were reported as one of the main contributing causes for infant mortality, such information corroborates with data presented by the Ministry of Health. Conclusion: 75% of the articles presented interventions with playful resources, considering the education techniques as efficient for the child audience. Games are described in the literature as playful resources, and thus can be used as effective tools in the teaching-learning process of children and adolescents. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais | pt_BR |
dc.subject | Prevenção de Acidentes | pt_BR |
dc.subject | Saúde da Criança | pt_BR |
dc.subject | Jogos e Brinquedos | pt_BR |
dc.title | Gamificação para prevenção de acidentes na infância: revisão sistemática | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Introdução: A gamificação pode ser utilizada como estratégia para prevenção de acidentes na infância, pois pode influenciar positivamente mudanças no comportamento de crianças e adolescentes. Objetivo: Identificar evidências sobre a utilização de games educativos como estratégia para prevenção de acidentes infantis. Metodologia: Realizaram-se buscas nas bases de dados LILACS, BDENF e MEDLINE, utilizando descritores DeCS. Selecionaram-se artigos disponíveis e publicados no período de 2013 a 2019 no idioma português; os critérios de exclusão foram indisponibilidade e duplicatas. Resultado: Encontraram-se 85 artigos. Destes, quatro atenderam os critérios de inclusão desta revisão. Na análise, foram identificados os acidentes como principais causas de morbimortalidade infantil e o domiciliar como principal agravo causador de morte, tendo o sexo masculino como mais acometido. ¾ dos artigos destacaram atividades lúdicas como instrumento de educação para o público infantil. Discussão: Segundo resultados, os acidentes domésticos foram relatados como uma das principais causas contribuintes para mortalidade infantil, tal informação corrobora com dados apresentados pelo Ministério da Saúde. Conclusão: 75% dos artigos apresentaram intervenções com recursos lúdicos, considerando as técnicas de educação eficientes para o público infantil. Games são descritos na literatura como recursos lúdicos, portanto, podem ser utilizados como ferramentas eficazes no processo de ensino-aprendizagem de crianças e adolescentes. | pt_BR |
dc.title.en | Gamification for the prevention of Childhood accidents: systematic review | pt_BR |
Aparece nas coleções: | NUTEDS - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_art_lkclfelix.pdf | 372,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.