Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54381
Tipo: Artigo de Evento
Título: Efeito do catodo de alumínio no tratamento de efluente têxtil por eletro- oxidação/eletrocoagulação
Autor(es): Amazonas, Álvaro Amanajás
Ribeiro, Jefferson Pereira
Oliveira, André Gadelha de
Abdala Neto, Eliezer Fares
Sena, Luiza Maria Gomes de
Romero, Francisco Belmino
Nascimento, Ronaldo Ferreira do
Palavras-chave: Industria têxtil;Efluente têxtil;Poluentes;Resíduos industriais
Data do documento: 2018
Citação: AMAZONAS, Álvaro Amanajás; RIBEIRO, Jefferson Pereira; OLIVEIRA, André Gadelha de; ABDALA NETO, Eliezer Fares; SENA, Luiza Maria Gomes de; ROMERO, Francisco Belmino; NASCIMENTO, Ronaldo Ferreira do. Efeito do catodo de alumínio no tratamento de efluente têxtil por eletro- oxidação/eletrocoagulação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XXII., 23 a 26 set. 2018; ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XVII., 27 a 28 set. 2018, São Paulo, Brasil. Anais[…] São Paulo, 2018.
Resumo: Os métodos tradicionais de tratamento de efluentes mostram-se pouco eficientes para tratar o grande volume produzido pela indústria têxtil. Diante disto, os processos eletrolíticos de eletrocoagulação/eletroflotação e eletro oxidação são opções eficientes e inovadoras para substituí-los. O presente trabalho teve como objetivo estudar o efeito do material catódico no processo de eletro oxidação tratando efluente têxtil de uma indústria de Fortaleza-CE. Os experimentos foram realizados em um reator de 4 litros operando em batelada com tempo de detenção de 45 minutos e eletrodos de alumínio e Ti/RuO2. As variáveis do estudo foram o tipo de catodo e a densidade de corrente, os parâmetros monitorados foram: pH, condutividade, temperatura, turbidez, absorbância e Carbono Orgânico Total (COT). Com os resultados obtidos observou-se a redução de 57% da turbidez final utilizando o catodo de alumínio, além do aumento de 9,04% para 33,4% na remoção de COT.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54381
ISSN: 2359-1757
Aparece nas coleções:DEQ - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_aaamazonas.pdf205,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.