Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/5434
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Intervenção educativa utilizando álbum seriado sobre alimentos regionais : relato de experiência
Título em inglês: Educational intervension using a series album on regional food : report of the experimen
Autor(es): Martins, Mariana Cavalcante
Aires, Julliana dos Santos
Sampaio, Antonia Ferreira Alves
Frota, Mirna Albuquerque
Ximenes, Lorena Barbosa
Palavras-chave: Hábitos Alimentares;Cuidados de Enfermagem;Pré-Escolar
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: Revista RENE
Citação: MARTINS, M. C. et al. Intervenção educativa utilizando álbum seriado sobre alimentos regionais : relato de experiência. Rev. Rene, Fortaleza, v. 13, n. 4, p. 948-57. 2012.
Resumo: Objetivou-se relatar a experiência de utilização de um álbum seriado sobre alimentos regionais em uma intervenção educativa com familiares de crianças pré-escolares. Estudo do tipo relato de experiência, com aplicação de um álbum seriado por meio de sessões educativas com 70 familiares de crianças pré-escolares no período de agosto a setembro de 2009. Os resultados mostraram que a s sessões educativas despertaram o quanto os alimentos regionais estão sendo subutilizados pelos familiares devido à falta de conhecimento das alternativas alimentares. Além disso, pode-se observar que à medida que as figuras iam sendo retratadas quanto aos hábitos alimentares saudáveis, higienizações dos alimentos e preparo de receitas, os familiares compartilhavam suas experiências, promovendo um ambiente acolhedor e motivador. Sendo assim, o álbum pode ser caracterizado como uma tecnologia de ensino emancipatória, tornando o indivíduo sujeito do seu próprio aprendizado.
Abstract: The objective was to report the experience of using a series album on regional food in an educational intervention with families of preschoo l children. Experience report study with application of a series album through 70 educational sessions with family members of presc hool children from August to September 2009. The results verified that the educational sessions showed how much regional food is being underused by family members due to lack of knowledge of alternative food. We can also observe that as the figures were being portrayed concerning the health eating habits, food hygiene and recipes preparation, the family members shared their experiences, promoting a welcoming and motivating environment. Thus, the album can be characterized as an emancipatory teaching technology, turning the individual into the subject of his own learning.
Resumen: El objetivo fue relatar la experiencia de la utilización de un álbum ilustrado acerca de los alimentos regional es en una intervención educativa con parientes de niños preescolares. Relato de experiencia con aplicación de un álbum ilustrado através de sesiones educativas con 70 familias de niños preescolares en el período de agosto a septiembre de 2009. Los resultados mostraron que las sesiones educativas despertaron como los alimentos regionales están siendo subutilizados por los miembros de la familia debido a la falta de conocimiento de alternativas alimentares. Además, se observó que a medida que las cifras estaban siendo retratadas cuanto a los hábitos de alimentación saludables e higienizaciones de los alimentos y preparo de recetas, los familiares compartieran sus experiencias, promoviendo un ambiente acogedor y estimulante. Así , el álbum puede ser caracteriz ado como una tecnología de enseñanza emancipadora , donde el individuo se cambia en sujeto de su propio aprendizaje .
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5434
ISSN: 2175-6783 On line
1517-3852 Impressa
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_art_jsaires.pdf306,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.