Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54271
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorHettwer, Henrique Rudolfo-
dc.date.accessioned2020-09-25T10:22:54Z-
dc.date.available2020-09-25T10:22:54Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationHETTWER, Henrique Rudolfo. A (in)visibilidade do cinema brasileiro sob a globalização neoliberal. Geosaberes , Fortaleza, v. 10, n. 21, pág. 1 a 17 de maio, 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2178-0463-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54271-
dc.description.abstractThis study stems from discussions about the social and productive structure of Brazilian cinema, with specialists and filmmakers. Of the concerns raised about the reduced visibility of the national audiovisual by the population, there was the theoretical basis in the historical and geographic context of neoliberal capital. The multinationals control the Brazilian cinematogra-phic distribution and advance considerably on the production and the exhibition, with omission of the national State, that still facilitated its penetration. Thus, the Brazilian imaginary was not reproduced on canvas and the efforts of countless national talents were vilified. The result: low visibility of the Brazilian film, increased ticket prices, low popular access, growing foreign domination in distribution and exhibition, distinctly from the 1970s, when the state encouraged national cinema through of Embrafilme.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherGeosaberespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinema nacionapt_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.subjectMultinacionaispt_BR
dc.subjectMercadopt_BR
dc.subjectPúblicopt_BR
dc.titleA (in)visibilidade do cinema brasileiro sob a globalização neoliberalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo deriva de discussões acerca da estrutura social e produtiva do cinema brasileiro, com especialistas e cineastas. Das preocupações suscitadas sobre a reduzida visibilidade do audiovisual nacional pela população, houve a fundamentação teórica no contexto histórico e geográfico do capital neoliberal. As multinacionais controlam a distribuição cinematográfica brasileira e avançam consideravelmente sobre a produção e a exibição, com omissão do Estado nacional, que ainda facilitava sua penetração. Assim, o imaginário brasileiro não se reproduzia nas telas e o esforço de inúmeros talentos nacionais era vilipendiado. Resultado: baixa visibilidade do filme brasileiro, encarecimento dos ingressos, baixo acesso popular, crescente domínio estrangeiro na distribuição e exibição, distintamente da década de 1970, quando o Estado incentivava o cinema nacional através da Embrafilme.pt_BR
dc.title.enThe (in)visibility of the brazilian movies under the neoliberal globalizationpt_BR
Aparece nas coleções:DGR - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_hrhettwer.pdf3,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.