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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54267
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Arte y afectividad en la enseñanza de español como lengua extranjera |
Autor(es): | Maciel, Nathália Cardoso Nascimento, Maria Valdênia Falcão do |
Palavras-chave: | Arte;Afetividade;Ensino de ELE;Formação de professores |
Data do documento: | 2020 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Eletrônica do GEPPELE |
Citação: | MACIEL, Nathália Cardoso; NASCIMENTO, Maria Valdênia Falcão do. Arte y afectividad en la enseñanza de español como lengua extranjera. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 6, v. 1, n. 8, p. 74-91, jul. 2020. |
Resumo: | No presente trabalho, temos por objetivo relatar nossa experiência durante a regência de língua espanhola em uma escola pública de Fortaleza e, a partir do que foi vivenciado, refletir mais especificamente sobre o uso de textos relacionados ao âmbito artístico e a afetividade como estratégias de ensino de espanhol como língua estrangeira. Por meio da análise de duas propostas didáticas aplicadas em sala, nas quais optamos por trabalhar com os gêneros canção e crônica poética, discutimos como este tipo de conteúdo pode influenciar não só na dimensão intelectual, como também na dimensão afetiva do processo de aprendizagem. Na prática pedagógica, tais recursos concorrem para aumentar a motivação, a autoconfiança e, ainda, diminuir os níveis de ansiedade dos alunos. Para concretizar nossos objetivos, durante os estágios, recorremos às contribuições de Krashen (1982) para a aquisição de segundas línguas (ASL), com ênfase em sua hipótese do filtro afetivo, estabelecendo relações com a afetividade em Vygotsky (2008) e com a Teoria da Elaboração da Face, de Goffman (1980). Nosso percurso se dá com uma primeira parte em que abordamos a importância dos estágios curriculares na formação docente, seguida de uma discussão sobre o papel da arte na educação, e, finalmente, com o relato das atividades que escolhemos analisar. |
Resumen: | En el presente trabajo objetivamos relatar nuestra experiencia durante la regencia de lengua española en una escuela pública de Fortaleza y, a partir de lo vivenciado, reflexionar más específicamente sobre el uso de textos relacionados al ámbito artístico y la afectividad como estrategias de enseñanza del español como lengua extranjera. A través del análisis de dos propuestas didácticas aplicadas en clase, en que optamos por trabajar con los géneros canción y crónica poética, discutimos cómo este tipo de recurso puede influenciar no solo en la dimensión intelectual, sino también en la dimensión afectiva del proceso de aprendizaje. En la práctica pedagógica, tales recursos concurren para aumentar la motivación, la autoconfianza y, además, bajar los niveles de ansiedad de los alumnos. Para concretar nuestros objetivos, durante las prácticas, recurrimos a los aportes de Krashen (1982) para la adquisición de segundas lenguas (ASL), con énfasis para su hipótesis del filtro afectivo, estableciendo relaciones con la afectividad en Vygotsky (2008) y con la Teoría de Defensa de la Faz, de Goffman (1980). Nuestro itinerario se hace con una primera parte en que abordamos la importancia de las prácticas curriculares en la formación docente, seguida de una discusión sobre el papel del arte en la educación, y, finalmente, con el relato de las actividades elegidas para análisis. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54267 |
ISSN: | 2318-0099 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DLE - Artigos publicados em revistas científicas |
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