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dc.contributor.authorMarinho, Adriano Souza-
dc.date.accessioned2020-09-22T18:07:30Z-
dc.date.available2020-09-22T18:07:30Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationMARINHO, Adriano Souza. O uso do não no português brasileiro: a atenuação da negação como estratégia de polidez. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 5, v. 1, n. 7, p. 34-42, jan. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2318-0099-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54203-
dc.description.abstractDue to the great advance of the Teaching of Portuguese as a Foreign Language and consequently with the limitations that the learners present due to the greater concern with the grammatical correction than with the use, it makes necessary a pragmatic analysis of such linguistic aspects. This work aims to problematize the teaching of PLE regarding the attenuation of the negative particle "no" as a politeness strategy in order to preserve the relation with the listener. For that, we will analyze the politeness theories that are in line with the problematization - especially the politeness strategies proposed by Brown & Levinson (1986) - to explain the occurrences of attenuations of the "no" in statements. At the end of the study, it is possible to conclude that politeness strategies occur by using expressions that attenuate the negative particle by the speakers in order to preserve the face of the listeners and to maintain the interaction in the best possible way.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Eletrônica do GEPPELEpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPortuguês como Língua Estrangeirapt_BR
dc.subjectPolidezpt_BR
dc.subjectNegaçãopt_BR
dc.titleO uso do não no português brasileiro: a atenuação da negação como estratégia de polidezpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrDiante do grande avanço do Ensino de Português como Língua Estrangeira e consequentemente com as limitações que os aprendizes apresentam devido à maior preocupação com a correção gramatical que com o uso, faz necessária uma análise pragmática de tais aspectos linguísticos. O presente trabalho visa problematizar o ensino de PLE no que tange a atenuação da partícula negativa “não” como estratégia de polidez a fim de preservar a relação com o ouvinte. Para isso analisar-se-á as teorias de polidez que estão em consonância com a problematização – sobretudo as estratégias de polidez propostas por Brown & Levinson (1986) – para explicar as ocorrências de ocultação do “não” em enunciados. Ao final do estudo, é possível concluir que há ocorrência das estratégias de polidez ao utilizar expressões que atenuam a partícula negativa por parte dos falantes a fim de preservar a face dos ouvintes e manter a interação da melhor forma possível.pt_BR
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