Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54202
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Débora Sandyla de Araújo dos-
dc.contributor.authorLima, Beatriz Furtado Alencar-
dc.date.accessioned2020-09-22T18:02:22Z-
dc.date.available2020-09-22T18:02:22Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSANTOS, Débora Sandyla de Araújo dos; LIMA, Beatriz Furtado Alencar. Práticas de letramento digital através de anúncios publicitários: reflexões sobre práticas pedagógicas em aulas de espanhol. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 5, v. 1, n. 7, p. 9-33, jan. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2318-0099-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54202-
dc.description.abstractThis article is based on an account of teaching experience, in which we had the intention of stimulating the reading criticity of the students of two classes of the second year of high school teaching in the metropolitan region of Fortaleza, capital of Ceará. The theoretical framework is based on the conceptual axes of multimodality (KREES, 2010) and digital critical literacy (BACCEGA 2010, CASSANY 2006, GAMA, 2012, ROJO, 2004), linked to the advertising genre (FELTES 2012). Thus, we aim to write as the critical analyzes of the multimodal texts created by the students, of the publicity genre, in Spanish, in the construction of meanings, from the perspective of digital critical literacy and multimodality. In the light of the foregoing, we believe that the critical uses of discourse must be present in the discursive practices of the school, in order to make students aware of a more active citizen reading in society.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Eletrônica do GEPPELEpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnúncio publicitáriopt_BR
dc.subjectLetramento Digital Multimodalpt_BR
dc.subjectExperiência Docentept_BR
dc.titlePráticas de letramento digital através de anúncios publicitários: reflexões sobre práticas pedagógicas em aulas de espanholpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo é baseado em um relato de experiência docente, em que tivemos a pretensão de estimular a criticidade leitora dos alunos de duas turmas do 2º ano do ensino médio da rede privada de ensino da região metropolitana de Fortaleza, capital cearense. O referencial teórico é pautado nos eixos conceituais da: multimodalidade (KREES, 2010) e dos letramentos críticos digitais (BACCEGA 2010; CASSANY 2006; GAMA, 2012; ROJO, 2004), atrelados ao gênero anúncio publicitário (FELTES 2012). Dessa forma, almejamos escrever como se dão as análises críticas dos textos multimodais criados pelos alunos, do gênero anúncio publicitário, em língua espanhola, na construção de sentidos, a partir da perspectiva do letramento crítico digital e da multimodalidade. Diante do exposto, acreditamos que os usos críticos do discurso devem estar presentes nas práticas discursivas da escola, a fim de conscientizar os alunos a uma leitura cidadã mais ativa na sociedade.pt_BR
Aparece nas coleções:DLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_dssantosbfalima.pdf873,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.