Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54191
Tipo: Artigo de Evento
Título: Caracterização de genótipos de sorgo biomassa para bioenergia
Autor(es): Simeone, Maria Lúcia Ferreira
Oliveira, Patricia Abrão de
Canuto, Kirley Marques
Parrela, Rafael Augusto da Costa
Damasceno, Cynthia Maria Borges
Schaffert, Robert Eugene
Palavras-chave: Composição química;Etanol;Sorghum bicolor
Data do documento: 2018
Citação: SIMEONE, Maria Lúcia Ferreira; OLIVEIRA, Patricia Abrão de; CANUTO, Kirley Marques; PARRELA, Rafael Augusto da Costa; DAMASCENO, Cynthia Maria Borges; SCHAFFERT, Robert Eugene. Caracterização de genótipos de sorgo biomassa para bioenergia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XXII; 23 a 26 set. 2018; ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XVII; 27 a 28 set. 2018, São Paulo, Brasil. Anais[…] São Paulo, 2018.
Resumo: Entre as novas fontes de biomassa com características ideais para atender os desafios de sustentabilidade e utilização alternativa aos recursos fósseis, encontra-se o sorgo biomassa como uma fonte promissora para a obtenção do etanol de segunda geração. O objetivo do trabalho foi analisar a composição química de três genótipos de sorgo biomassa, sendo dois genótipos de sorgo biomassa tipo bmr (201552B001 e 201552B005) e um híbrido normal (BRS 716), com vistas ao potencial uso dessa biomassa para produção de etanol celulósico. Os genótipos foram analisados quanto aos teores de fibra detergente neutro (FDN), fibra detergente ácido (FDA), celulose, hemicelulose, lignina (LDA), cinzas, açúcares: xilose e arabinose, razão siringil/guaiacil (S/G). Os dois genótipos de sorgo biomassa bmr apresentaram valores significativamente inferiores de lignina e superiores de hemicelulose em comparação ao genótipo BRS 716. O genótipo bmr 201552B001 apresentou maior razão S/G, característica mais propícia para fontes de biomassa com potencial para uso na obtenção de etanol de segunda geração.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54191
ISSN: 2359-1757
Aparece nas coleções:DEQ - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_mlfsimeone.pdf63,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.