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dc.contributor.advisorArraes, Ronaldo de Albuquerque e-
dc.contributor.authorBarbosa, Rafael Barros-
dc.date.accessioned2013-07-17T22:33:36Z-
dc.date.available2013-07-17T22:33:36Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationBARBOSA, Rafael Barros. Crescimento pró-pobre e educação no Nordeste. 2011. 74f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5416-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the impact of education, measured as average years of schooling mean, and educational inequality on poverty reduction and promotion of economic growth to Northeast states in the period 1995-2008. In order to meet these objectives, three econometric models are applied: 1) a panel model such that income of poor is the dependent variable; 2)a multinomial model with panel data that used Kakwani-Pernia index as dependent variable and 3) an ordered multinomial model, considering three earning thresholds for indigents, poors and nonpoors based upon poverty lines. According to PNAD data, excepting the Census of 2000, the results allow to conclude that: i) average schooling plays an important role to explain the pro-poor growth in Northeast, ii) educational inequality has a substantial impact on poverty reduction and pro-poor growth.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPobrezapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCrescimentopt_BR
dc.titleCrescimento pró-pobre e educação do Nordestept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem o objetivo de analisar o impacto da educação, medida através da escolaridade media e desigualdade educacional, na redução da pobreza e na geração de crescimento econômico do Nordeste no período 1995– 2008. Para tanto, são utilizados três modelos econométricos: 1)Dados em painel tomando como variável dependente a renda dos pobres; 2) Multinomial com dados em painel tendo como variável dependente o índice de Kakwani-Pernia; 3)Multinomial ordenado considerando três níveis de renda que delimitam os indigentes, pobres e não-pobres. Com base em dados da PNAD e excetuando o Censo de 2000, os resultados dos três modelos permitiram extrair os seguintes principais pontos conclusivos: i) a escolaridade média é um fator preponderante para a explicação do crescimento pró-pobre no Nordeste, ii) a desigualdade educacional surge como um elemento importante para a explicação tanto da pobreza como da presença de crescimento pró-pobre.pt_BR
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