Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54091
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Moura, Ingrid Louback Castro | - |
dc.contributor.author | Silva, Gerlandia Santos | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-16T19:24:58Z | - |
dc.date.available | 2020-09-16T19:24:58Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Gerlandia Santos. A interdisciplinaridade na percepção docente: estudo de caso múltiplo em escolas públicas de educação de jovens e adultos em Fortaleza. 2019. 55 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54091 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Concepções docente | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.title | A interdisciplinaridade na percepção docente: estudo de caso múltiplo em escolas públicas de educação de jovens e adultos em Fortaleza | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho tem como objetivo geral investigar se e como ocorre a percepção docente no ambiente educacional diante sobre a prática da interdisciplinaridade na Educação de Jovens e Adultos. A partir do levantamento bibliográfico, construiu-se um panorama da importância do uso do processo interdisciplinar para o ensino e a aprendizagem em EJA. Dentre os autores estudados estão: Santomé (1998), Freire (2011), Fazenda (1994), Aiub (2006), Porcaro (2017), Cardoso e Passos (2016), dentre outros. Para elucidar eventuais questões inerentes a esse trabalho foram aplicados questionários com quatro professores de duas escolas da rede municipal de Fortaleza. As questões relacionadas ao docente visavam esclarecer o entendimento do educador sobre o conceito e a importância da prática da interdisciplinaridade em seu ofício. Conforme os relatos dos professores que participaram da pesquisa percebe-se que a interdisciplinaridade é um processo de ensino que veio para contribuir ainda mais nos processos ensino aprendizagem. Com o tratamento dos dados foi possível compreender um pouco mais as situações em que os docentes podem utilizar a interdisciplinaridade na solução de problemas que venham surgir benefícios e que favoreçam a aprendizagem. Conclui-se que os educadores pesquisados possuem uma noção sobre interdisciplinaridade, porém não a compreendem no seu sentido mais amplo e complexo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_tcc_gssilva.pdf | 437,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.