Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54091
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoura, Ingrid Louback Castro-
dc.contributor.authorSilva, Gerlandia Santos-
dc.date.accessioned2020-09-16T19:24:58Z-
dc.date.available2020-09-16T19:24:58Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSILVA, Gerlandia Santos. A interdisciplinaridade na percepção docente: estudo de caso múltiplo em escolas públicas de educação de jovens e adultos em Fortaleza. 2019. 55 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54091-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectConcepções docentept_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.titleA interdisciplinaridade na percepção docente: estudo de caso múltiplo em escolas públicas de educação de jovens e adultos em Fortalezapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem como objetivo geral investigar se e como ocorre a percepção docente no ambiente educacional diante sobre a prática da interdisciplinaridade na Educação de Jovens e Adultos. A partir do levantamento bibliográfico, construiu-se um panorama da importância do uso do processo interdisciplinar para o ensino e a aprendizagem em EJA. Dentre os autores estudados estão: Santomé (1998), Freire (2011), Fazenda (1994), Aiub (2006), Porcaro (2017), Cardoso e Passos (2016), dentre outros. Para elucidar eventuais questões inerentes a esse trabalho foram aplicados questionários com quatro professores de duas escolas da rede municipal de Fortaleza. As questões relacionadas ao docente visavam esclarecer o entendimento do educador sobre o conceito e a importância da prática da interdisciplinaridade em seu ofício. Conforme os relatos dos professores que participaram da pesquisa percebe-se que a interdisciplinaridade é um processo de ensino que veio para contribuir ainda mais nos processos ensino aprendizagem. Com o tratamento dos dados foi possível compreender um pouco mais as situações em que os docentes podem utilizar a interdisciplinaridade na solução de problemas que venham surgir benefícios e que favoreçam a aprendizagem. Conclui-se que os educadores pesquisados possuem uma noção sobre interdisciplinaridade, porém não a compreendem no seu sentido mais amplo e complexopt_BR
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_gssilva.pdf437,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.