Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54091
Tipo: | TCC |
Título : | A interdisciplinaridade na percepção docente: estudo de caso múltiplo em escolas públicas de educação de jovens e adultos em Fortaleza |
Autor : | Silva, Gerlandia Santos |
Tutor: | Moura, Ingrid Louback Castro |
Palabras clave : | Concepções docente;Ensino;Interdisciplinaridade;Educação de jovens e adultos |
Fecha de publicación : | 2019 |
Citación : | SILVA, Gerlandia Santos. A interdisciplinaridade na percepção docente: estudo de caso múltiplo em escolas públicas de educação de jovens e adultos em Fortaleza. 2019. 55 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho tem como objetivo geral investigar se e como ocorre a percepção docente no ambiente educacional diante sobre a prática da interdisciplinaridade na Educação de Jovens e Adultos. A partir do levantamento bibliográfico, construiu-se um panorama da importância do uso do processo interdisciplinar para o ensino e a aprendizagem em EJA. Dentre os autores estudados estão: Santomé (1998), Freire (2011), Fazenda (1994), Aiub (2006), Porcaro (2017), Cardoso e Passos (2016), dentre outros. Para elucidar eventuais questões inerentes a esse trabalho foram aplicados questionários com quatro professores de duas escolas da rede municipal de Fortaleza. As questões relacionadas ao docente visavam esclarecer o entendimento do educador sobre o conceito e a importância da prática da interdisciplinaridade em seu ofício. Conforme os relatos dos professores que participaram da pesquisa percebe-se que a interdisciplinaridade é um processo de ensino que veio para contribuir ainda mais nos processos ensino aprendizagem. Com o tratamento dos dados foi possível compreender um pouco mais as situações em que os docentes podem utilizar a interdisciplinaridade na solução de problemas que venham surgir benefícios e que favoreçam a aprendizagem. Conclui-se que os educadores pesquisados possuem uma noção sobre interdisciplinaridade, porém não a compreendem no seu sentido mais amplo e complexo |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54091 |
Aparece en las colecciones: | PEDAGOGIA - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_tcc_gssilva.pdf | 437,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.