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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54084
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | GOMES, Robério Vieira Barreto | - |
dc.contributor.author | SOUSA, Glejane Bezerra de | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-16T14:29:51Z | - |
dc.date.available | 2020-09-16T14:29:51Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, G. B. Formação docente para atuação educacional com pessoas com transtorno do espectro do autismo na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. 2019. 47 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Univeridade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54084 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Universidade Federal do Ceará.Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia - Currículos | pt_BR |
dc.subject | Transtornos do espectro autista | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado - Fortaleza (CE) | pt_BR |
dc.subject | Currículos - Fortaleza (CE) | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação - Fortaleza (CE) | pt_BR |
dc.title | Formação docente para atuação educacional com pessoas com transtorno do espectro do autismo na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A presente monografia trata da formação inicial de professores no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará – FACED / UFC para atendimento de educandos com autismo. A pesquisa buscou apresentar os princípios e fundamentos do Transtorno do Espectro do Autismo, bem como os referenciais para formação de professores, e ainda as políticas públicas de formação inicial de professores para o Curso de Pedagogia, na área da educação especial. O objetivo geral da pesquisa foi compreender como a Faculdade de Educação da UFC – Universidade Federal do Ceará – tem formado os discentes do Curso de Pedagogia para trabalharem na inclusão de crianças com TEA. Como fundamentação teórica, foram utilizados os estudos e trabalhos acadêmicos já consolidados, dentre os quais estão: BAUMEL (2003); BELISÁRIO FILHO e CUNHA (2010); BUENO (1999); PIMENTA (1999). O trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa em educação (Gerhardt e Silveira, 2009), e as técnicas de pesquisa utilizadas foram: análise documental; a pesquisa bibliográfica e a entrevista semiestruturada. Neste estudo, aborda-se a formação inicial de professores, enfatizando a necessidade da formação continuada. Os resultados mostraram que a formação inicial de professores para atendimento de crianças com autismo na faculdade ainda é incipiente, necessitando de mais disciplinas obrigatórias que tratem, especificamente, do autismo, de disciplinas que explicitem a abordagem desse tema, bem como a necessidade de uma ação interdisciplinar envolvendo esse assunto, principalmente nas disciplinas de ensino. Concluímos que a formação no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará da FACED/UFC ainda está construindo o seu caminho, no que tange às estratégias pedagógicas e à fundamentação teórica para atuar com alunos com Transtorno do Espectro Autista, tendo em vista ser ainda incipiente e de caráter geral. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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