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dc.contributor.advisorGOMES, Robério Vieira Barreto-
dc.contributor.authorSOUSA, Glejane Bezerra de-
dc.date.accessioned2020-09-16T14:29:51Z-
dc.date.available2020-09-16T14:29:51Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSOUSA, G. B. Formação docente para atuação educacional com pessoas com transtorno do espectro do autismo na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. 2019. 47 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Univeridade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54084-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Ceará.Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia - Currículospt_BR
dc.subjectTranstornos do espectro autistapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEducação e Estado - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectCurrículos - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectProfessores - Formação - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.titleFormação docente para atuação educacional com pessoas com transtorno do espectro do autismo na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Cearápt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente monografia trata da formação inicial de professores no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará – FACED / UFC para atendimento de educandos com autismo. A pesquisa buscou apresentar os princípios e fundamentos do Transtorno do Espectro do Autismo, bem como os referenciais para formação de professores, e ainda as políticas públicas de formação inicial de professores para o Curso de Pedagogia, na área da educação especial. O objetivo geral da pesquisa foi compreender como a Faculdade de Educação da UFC – Universidade Federal do Ceará – tem formado os discentes do Curso de Pedagogia para trabalharem na inclusão de crianças com TEA. Como fundamentação teórica, foram utilizados os estudos e trabalhos acadêmicos já consolidados, dentre os quais estão: BAUMEL (2003); BELISÁRIO FILHO e CUNHA (2010); BUENO (1999); PIMENTA (1999). O trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa em educação (Gerhardt e Silveira, 2009), e as técnicas de pesquisa utilizadas foram: análise documental; a pesquisa bibliográfica e a entrevista semiestruturada. Neste estudo, aborda-se a formação inicial de professores, enfatizando a necessidade da formação continuada. Os resultados mostraram que a formação inicial de professores para atendimento de crianças com autismo na faculdade ainda é incipiente, necessitando de mais disciplinas obrigatórias que tratem, especificamente, do autismo, de disciplinas que explicitem a abordagem desse tema, bem como a necessidade de uma ação interdisciplinar envolvendo esse assunto, principalmente nas disciplinas de ensino. Concluímos que a formação no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará da FACED/UFC ainda está construindo o seu caminho, no que tange às estratégias pedagógicas e à fundamentação teórica para atuar com alunos com Transtorno do Espectro Autista, tendo em vista ser ainda incipiente e de caráter geral.pt_BR
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