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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54000
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Nicolau, Marcos Fábio Alexandre | - |
dc.contributor.author | Alves, Francisco Fabrício da Cunha | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-14T16:40:37Z | - |
dc.date.available | 2020-09-14T16:40:37Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Francisco Fabrício da Cunha. O uso do cinema no ensino de Filosofia para o Ensino Médio. 2020. 77 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54000 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Imagem | pt_BR |
dc.subject | Philosophie | pt_BR |
dc.subject | Cinéma | pt_BR |
dc.subject | Enseignement | pt_BR |
dc.subject | Image | pt_BR |
dc.title | O uso do cinema no ensino de Filosofia para o Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A presente pesquisa procura investigar as práticas metodológicas de ensino aplicadas à disciplina de Filosofia, no âmbito escolar do Ensino médio, fundamentadas na utilização de recursos visuais como fotografias, vídeos, documentários, pinturas e, em especial o emprego do cinema como ferramenta didática. O relacionamento entre imagem retratada pelo cinema, saber e ensino-aprendizagem mostra-se, assim como o principal foco de abordagem desta pesquisa. Desse modo, busca-se determinar a utilização da imagem cinematográfica nas classes escolares, bem como as problematizações de caráter metodológico, teórico e epistemológico, defrontados pelos docentes de Filosofia do Ensino Médio, quando fazem uso destes recursos audiovisuais. As duas obras de Gilles Deleuze sobre cinema, Imagem-movimento e Imagem-tempo, serviram de base teórica para construção argumentativa. Dessa forma, este trabalho destaca a relevância das imagens do cinema à construção dos saberes de Filosofia, já que esta disciplina se tornou obrigatória nas grades de ensino de todas as instituições escolares do país, e que por meio dela jovens podem ter a possibilidade de relacionar-se com os aspectos filosóficos do pensamento. O que se pretende, de fato, é a exibição de trechos de filmes ao longo da aula, servindo de ferramenta didática para o professor no ensino de Filosofia. Caberá ao professor, fazer a relação do conteúdo de filosofia exposto com a cena escolhida para exibição. Para tanto, foi necessário a organização de uma capacitação de professores, para desenvolver as ações/atividades previstas. Na apresentação do projeto, ocorreu a explanação sobre a importância e as atribuições para o desenvolvimento do projeto. Na oficina de edição os professores foram capacitados em edição de vídeos. Tivemos o compartilhamento dos arquivos pesquisados. Por fim, as considerações finais acerca da importância do desenvolvimento desta pesquisa, levando em consideração os desafios e resultados alcançados. Palavras | pt_BR |
dc.title.en | The use of cinema in the teaching of Philosophy for High School | pt_BR |
dc.description.abstract-fr | La présente recherche sert à étudier les pratiques méthodologiques d'enseignement appliquées à la discipline de Philosophie, dans le contexte du lycée, basées sur l'utilisation de ressources visuelles telles que des photographies, des vidéos, des documentaires, des peintures et, en particulier, l'utilisation du cinéma comme outil didactique. La relation entre l'image représentée par le cinéma, la connaissance et l'enseignement-apprentissage est montrée, ainsi, comme l'axe principal de cette recherche. De cette façon, nous cherchons à déterminer l'utilisation de l'image cinématographique dans les classes scolaires, du même que les problématisations méthodologiques, théoriques et épistémologiques auxquelles sont confrontés les professeurs de Philosophie du lycée lorsqu'ils utilisent ces ressources audiovisuelles. Les deux oeuvres de Gilles Deleuze sur le cinéma, Image-mouvement et Image-temps, ont servi de base théorique à une construction argumentative. Ainsi, ce travail met en évidence la pertinence des images du cinéma pour la construction de la connaissance de la Philosophie, puisque cette discipline est devenue obligatoire dans les classes d'enseignement de toutes les institutions scolaires du pays, et qu'à travers elle les jeunes peuvent avoir la possibilité de se rapporter avec les aspects philosophiques de la pensée. Ce qui est prévu, en fait, est l'exposition d'extraits de films tout au long de la classe, servant d'outil didactique au professeur dans l'enseignement de la Philosophie. Il appartiendra à l'enseignant de faire la relation entre le contenu philosophique exposé et la scène choisie pour l'exposition. À cette fin, il a été nécessaire d'organiser une formation d'enseignants pour développer les actions / activités prévues. Dans la présentation du projet, il y a eu une explication de l'importance et des attributions pour le développement du projet. Dans l'atelier de montage, les enseignants ont été formés au montage de vidéo. Nous avons eu le partage des fichiers recherchés. En conclusion, les dernières réflexions sur l'importance de développer cette recherche, en tenant compte des enjeux et des résultats atteints. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGFILO - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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