Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53924
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Infraestrutura escolar e investimentos públicos em educação no Brasil: a importância para o desempenho educacional |
Título(s) alternativo(s): | Infraestructura escolar y inversiones públicas en educación en Brasil: la importancia para el desempeño educativo |
Título em inglês: | School infrastructure and public investment in education in Brazil: the importance of educational performance |
Autor(es): | Vasconcelos, Joyciane Coelho Lima, Patrícia Verônica Pinheiro Sales Rocha, Leonardo Andrade Khan, Ahmad Saeed |
Palavras-chave: | Investimento em Educação;Rendimento escolar;Escolas públicas - Infraestrutura;Financiamento da Educação |
Data do documento: | 2020 |
Instituição/Editor/Publicador: | Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação |
Citação: | VASCONCELOS, Joyciane Coelho; LIMA, Patrícia Verônica Pinheiro Sales; ROCHA, Leonardo Andrade; KHAN, Ahmad Saeed. Infraestrutura escolar e investimentos públicos em educação no Brasil: a importância para o desempenho educacional. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, p. 1-25, 2020. |
Resumo: | O artigo tem como finalidade identificar se as infraestruturas das escolas e se os investimentos públicos em Educação contribuem para elevar o desempenho educacional. Para esse propósito, foi construído o índice de infraestrutura escolar e, em seguida, estimados modelos de regressão quantílica, baseando-se em informações referentes às despesas com Educação, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e escolas, obtidas no Censo Escolar da Educação Básica nos anos 2007 e 2017. Os principais resultados mostraram que a implementação de infraestrutura pelo município influencia na qualidade da Educação. De modo geral, o município que carece de mecanismos administrativos voltados para a gestão da Educação reduz sua capacidade de aplicar eficientemente os recursos destinados ao setor. |
Abstract: | The article aims to identify if the infrastructure of schools and public investments in education contribute to an increase in educational performance. For this purpose,m a school infrastructure index was created and, afterwards, quantile regression models were estimated, based on information on education expenditures, Index of Development of Basic Education - Ideb, and schools obtained in the Basic Education School Census for the years of 2007 and 2017. The main results showed that the implementation of infrastructure by the municipality influences the quality of education. In general, the municipality that lacks administrative mechanisms aimed at the management of education reduces its capacity to efficiently apply the resources destined to the sector. |
Resumen: | El artículo tiene como objetivo identificar si las infraestructuras escolares y si las inversiones públicas en educación contribuyen a mejorar el rendimiento educativo. Para este propósito, se construyó el índice de infraestructura escolar y, posteriormente, se estimaron los modelos de regresión cuantil, en función de la información relacionada con los gastos de Educación, el Indice de Desarrollo Educativo Básico (Ideb) y las escuelas, obtenida en el Censo Escolar de Educación Básica en los años 2007 y 2017. Los principales resultados mostraron que la implementación de infraestructura por parte del municipio influye en la calidad de la Educación. En general, el municipio que carece de mecanismos administrativos dirigidos a la gestión de la Educación reduce su capacidad para aplicar eficientemente los recursos destinados al sector. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53924 |
ISSN: | 0104-4036 1809-4465 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DEA - Artigos publicados em revista científica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_art_jcvasconcelos.pdf | 498,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.