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Tipo: Tese
Título: Campos de Carvalho e o diálogo no abismo: uma leitura a partir de Maurice Blanchot
Autor(es): Madeiro, Soraya Rodrigues
Orientador: Bylaardt, Cid Ottoni
Palavras-chave: Carvalho, Campos de, 1916-1998 - Crítica e interpretação;Blanchot, Maurice, 1907-2003 - Crítica e interpretação;Surrealismo (Literatura)
Data do documento: 2020
Citação: MADEIRO, Soraya Rodrigues. Campos de Carvalho e o diálogo no abismo: uma leitura a partir de Maurice Blanchot. 2020. 104f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Letras, Fortaleza (CE), 2020.
Resumo: A escrita de Campos de Carvalho — ou a escritura, em termos blanchotianos —, embora ainda pouco disseminada, seja nos círculos de leitura ou no meio acadêmico, suscita um universo de questões como se realizada no agora, ainda que sua obra date de pouco mais de 60 anos. Não apenas as perguntas sem respostas, mas a maneira de narrar fragmentada, o diálogo entre razão e desrazão, o entrecruzamento com o surrealismo, os diários desmemoriosos e toda a potência — no sentido explorado tanto por Giorgio Agamben quanto por Maurice Blanchot — que emanam de sua obra acendem as discussões que aqui sugestionamos acerca de errância, fragmentação do eu, da interpretação de alétheia segundo Heidegger, do tempo sem passado e sem presença, da dubiedade do phármakon de que fala Jacques Derrida, da noção não dialética entre estados sempre colocados em oposição, como verdade e mentira. Exploraremos esses pensamentos a fim de aproximá-los e chegarmos a um entendimento de contemporaneidade — termo que absorvemos fora dos parâmetros cronológicos — na literatura pelo viés de Campos de Carvalho e Maurice Blanchot.
Abstract: The writing of Campos de Carvalho — or l’ecriture in Blanchotian terms — although still not widespread, whether in literary or academic circles, raises many questions as if it has been written now, even though his work dates back to 60 years ago. Not only the questions not answered, but the fragmented manner of his narrative, the dialog between reason and unreason, the intersection with Surrealism, the non-memory diaries and all the potency — in the sense explored both by Giorgio Agamben and Maurice Blanchot — that emanates from his work light up the discussions we suggest here about wandering, the fragmentation of self, the interpretation of alétheia according to Heidegger, time without past or presence, the dubiousness of the pharmakon as brought up by Jacques Derrida, the non-dialectic notion between states always understood as opposites, like truth and lie. We will explore those ideas in order to bring them close and reach an understanding of contemporaneity — a term we absorb without chronological parameters — in literature via Campos de Carvalho and Maurice Blanchot.
Résumé: Les écrits de Campos de Carvalho — ou l'écriture, en termes blanchotiens — bien que peu diffusée, que ce soit dans les cercles de lecture ou dans le milieu universitaire, soulève un univers de questions comme si elle se faisait maintenant, même si son travail date d'un peu plus de 60 ans. Non seulement les questions restées sans réponse, mais la manière fragmentée de raconter, le dialogue entre la raison et la déraison, l'intersection avec le surréalisme, les journaux intrépides et tout le pouvoir — dans le sens exploré par Giorgio Agamben et Maurice Blanchot — qui émanent de son travail enflamme les discussions que nous suggérons ici sur l'errance, la fragmentation de soi, l'interprétation de l'aletheia selon Heidegger, le temps sans passé et sans présence, la doutes du phármakon dont parle Jacques Derrida, de la notion non dialectique entre états toujours placés dans l’opposition, comme la vérité et le mensonge. Nous explorerons ces réflexions pour les rapprocher et arriver à une compréhension de la contemporanéité -— terme que nous absorbons en dehors des paramètres chronologiques — dans la littérature à travers le biais de Campos de Carvalho et Maurice Blanchot.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53911
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