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dc.contributor.advisorPETIT, SANDRA HAYDÉE-
dc.contributor.authorSANTOS, ELTON PAIVA-
dc.date.accessioned2020-09-09T13:41:38Z-
dc.date.available2020-09-09T13:41:38Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSANTOS, E. P. O trabalho de sensibilização antirracista e promoção do pertencimento afro na escola: ensaio de pesquisa interveção pedagógica em uma turma de Ensino Fundamental em Fortaleza. 2019. 73 F. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53899-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileira - Educação - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectNegros - Usos e costumespt_BR
dc.subjectNegros - Educação - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectEducação multicultural - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectPesquisa educacional - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectEscolas públicas - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.titleO trabalho de sensibilização antirracista e promoção do pertencimento afro na escola: ensaio de pesquisa interveção pedagógica em uma turma de Ensino Fundamental em Fortalezapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho é resultado de uma pesquisa realizada em 2019, por ocasião da minha graduação no Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. A pesquisa problematiza como desenvolver atividades pedagógicas que tragam a sensibilização sobre as relações etnicorraciais, para o Ensino de História e Cultura afro-brasileira e africana. As atividades foram desenvolvidas para um grupo de crianças estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Frei Lauro Schwarte, no bairro Farias Brito, em Fortaleza Ceará. A pesquisa e as atividades desenvolvidas tiveram como base atender ao que dispõe as Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08 que sancionam a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena na rede pública e particular, e no caso deste trabalho, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. A turma escolar, que colaborou com a realização da pesquisa, contava com dezenove crianças da referida Escola. A pesquisa foi realizada buscando aliar a metodologia de uma pesquisa exploratória com intervenções pedagógicas e uso de técnicas criativas e artísticas, que buscaram ao máximo desenvolver aspectos da Pretagogia – referencial teórico-metodológico que pretende fornecer subsídios filosóficos e didático pedagógicos para a implementação da lei 10.639/2003 nas escolas, no sentido de fortalecer, além de conhecimentos instrutivos, as dimensões de pertencimento e apropriação da cosmovisão africana. Para refletir e analisar o tema em questão, e confrontar os conceitos de autores e autoras renomados que escolhi, como, Petit (2015) Alves (2016), Cavalleiro (2001), dentre outros. Ao final da pesquisa, construí algumas conclusões, dentre as quais destaco aqui: o envolvimento das crianças nas atividades que abordavam a cultura afro-brasileira, a dificuldade que as crianças têm para se reconhecerem negras; e que deve existir um constante trabalho da escola para combater as práticas racistas ou de qualquer tipo de preconceito.pt_BR
dc.description.abstract-frCe travail est le résultat d'une recherche menée en 2019 à l'occasion de mon diplôme au cours de pédagogie de la faculté d'éducation de l'université fédérale de Ceará. La recherche pose problème sur la manière de développer des activités pédagogiques qui amènent la sensibilisation sur les relations ethnoraciales, pour l’enseignement de l’histoire et de la culture afro-brésiliennes et africaines. Les activités ont été développées pour un groupe d’écoliers de l’école d’éducation municipale Frei Lauro Schwarte, dans le quartier de Farias Brito, Fortaleza Ceará. La recherche et les activités développées sont basées sur les dispositions des lois n os 10.639 / 03 et 11.645 / 08 qui sanctionnent l’obligation d’enseigner l’histoire et la culture afro-brésiliennes et indigènes dans les réseaux publics et privés. , les Directives pédagogiques nationales sur l’éducation aux relations entre ethnies et racial et à l’enseignement de l’histoire et de la culture afro-brésiliennes et africaines. Le groupe scolaire, qui a collaboré à la recherche, a eu dix-neuf enfants de l’école. La recherche visait à associer la méthodologie d’une recherche exploratoire à des interventions pédagogiques et à l’utilisation de techniques créatives et artistiques visant à développer au maximum les aspects de la prédagogie - référence théorique et méthodologique visant à fournir des subventions pédagogiques philosophiques et didactiques pour l’application de la loi 10.639 Afin de renforcer, en plus des connaissances pédagogiques, les dimensions de l'appartenance et de l'appropriation de la vision du monde africaine. Réfléchir et analyser le thème en question et confronter les concepts d'auteurs renommés et d'auteurs que j'ai choisis, tels que Petit (2015) Alves (2016), Cavalleiro (2001), entre autres. À la fin de la recherche, j’ai dégagé quelques conclusions, parmi lesquelles j’ai mis en exergue: la participation des enfants à des activités qui traitent de la culture afro-brésilienne, la difficulté qu’ils ont à se reconnaître noires; et qu'il doit y avoir un travail constant de l'école pour lutter contre les pratiques racistes ou tout type de préjugé.pt_BR
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