Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/5388
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gamarra-Rojas, Guillermo | - |
dc.contributor.author | Gamarra-Rojas, Cíntia Ferreira Lima | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Marlene Carvalho de Alencar | - |
dc.contributor.author | Cruz, Lúcia Helena Vieira da | - |
dc.contributor.author | Pereira, Sidelay Cordeiro | - |
dc.date.accessioned | 2013-07-16T17:09:36Z | - |
dc.date.available | 2013-07-16T17:09:36Z | - |
dc.date.issued | 2003 | - |
dc.identifier.citation | GAMARRA-ROJAS, Guillermo; GAMARRA-ROJAS, Cíntia Ferreira Lima; BARBOSA, Marlene Carvalho de Alencar; CRUZ, Lúcia Helena Vieira da; PEREIRA, Sidelay Cordeiro. Jogo educativo: instrumento interativo na aprendizagem sobre plantas. In: ENCONTRO NACIONAL DE BIÓLOGOS, 5., Natal, 2003. Anais... Natal: Conselho Federal de Biologia; Conselho Regional de Biólogos 5 Região, p. 153-154, 2003. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5388 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Encontro Nacional de Biólogos - 5 | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Jogo educativo: instrumento interativo na aprendizagem sobre plantas | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Foi testado um jogo de cartas sobre plantas nativas da caatinga do Nordeste brasileiro e exóticas em geral, com 102 alunos de 4ª série do ensino fundamental, com idade entre 8 e 12 anos, de duas escolas de Pernambuco, uma rural do sertão (Ouricuri) e outra urbana (Recife), com 50 e 52 alunos respectivamente, contando com a participação de 2 educadores rurais e 3 urbanos. O jogo foi elaborado com base na hipótese de que as crianças da zona urbana poderiam desconhecer as plantas da caatinga e conhecer as exóticas e processo inverso com os alunos da zona rural. A aplicação do jogo obedeceu a seguinte seqüência: divisão das crianças em grupos de 5 e 6 alunos; leitura do roteiro; orientação e acompanhamento das crianças por parte dos educadores; adaptações das regras à metodologia da criança, quando necessário; anotações sobre o conhecimento ou não das plantas expressas nas cartas coloridas (9 x 6 cm), tipo baralho. O número de alunos que concluíram os jogos foi de 48 (96%) e 45 (86,53%) para as escolas rural e urbana respectivamente. O conhecimento de plantas nativas da caatinga e exóticas em geral, evidenciou-se para os alunos da escola rural 48 (96%) e 42 (80,76%) e para a escola urbana 20 (38,46%) e 39 (78%) respectivamente, com maior conhecimento de um modo geral, nas duas categorias, para as crianças da escola rural. Isso se explica talvez, devido a maior familiaridade dessas crianças com a flora local e também com aquelas que embora introduzidas, já se acham bastante divulgadas e presentes no cotidiano das mesmas. Conclui-se que o jogo foi um ótimo recurso catalisador, capaz de revelar de forma lúdica, o conhecimento e a falta deste, com relação às plantas nativas da caatinga e exóticas. Faz-se necessária a inclusão de determinados conteúdos botânicos nas escolas, possivelmente com ênfase à urbana, uma vez que através de um conhecimento mais fundamentado, poderá se levar o cidadão a uma maior conservação da flora da Região. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DEA - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2003_eve_ggamarra-rojasj.pdf | 189,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.