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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53783
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Barbosa, Maria José | - |
dc.contributor.author | Bessa, Robério Viana | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-02T19:43:03Z | - |
dc.date.available | 2020-09-02T19:43:03Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | BESSA, Robério Viana. A identidade pessoal e profissional de alunos da EJA em Fortaleza/CE. 2019. 67 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará Fortaleza (CE), 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53783 | - |
dc.description.abstract | The present work aims to address issues related to the YAE modality (Youth and Adult Education), more precisely with regard to the personal and professional identity of students in a semi-presential education organization offered by the Youth and Adult Education Centers (YAEC). Its main objective is to identify, with return to studies, student glimpses, self-knowledge process and staff realization, a statement of their personal and especially professional identity, following a vocation. To achieve these goals; identify in the students discourses of YAE, as motivations and impediments to the heredity of their studies. Identify students' display on the functioning and annulment of their ideals of life, the internalization of the oppressor, and the power relations exerted by the ruling class primarily in relation to the labor market; Look for personal and professional identities in the education of youth and adults from their discourses. Look for lectures on education, their impressions of a qualified institution, as a formal environment of education and the building of new citizens, assuming that social relations, though formulated and produced by the ruling classes, can be reconstructed. It aims to identify the criticality in the students' conscience, considering the critical personal and professional formation tools that can positively revolutionize the personality of the YAE students. For theoretical foundation of this research, there are Paulo Freire (2017), Cláudia Borges Costa and Maria Margarida Machado (2017), Eliacy Saboya (2012), Celso de Rui Beisiegel (2008) and Leo Fraiman (2015), official documents, other documents. The instrument used for data collection was a field research and the resource for data collection was an interview, with the contribution of 8 students from a YAEC school in Fortaleza. It can be selected that 80% of the students interviewed are aware of the importance of education for their personal and professional education, but only 25% intend to follow a vocation for a full professional activity in the job market. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Identidade pessoal | pt_BR |
dc.subject | Identidade profissional | pt_BR |
dc.subject | Consciência | pt_BR |
dc.subject | Vocação | pt_BR |
dc.title | A identidade pessoal e profissional de alunos da EJA em Fortaleza/CE | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho tem como propósito abordar questões referentes à modalidade EJA (Educação de jovens e adultos), mais precisamente no que diz respeito à identidade pessoal e profissional dos alunos que estudam numa instituição de ensino semipresencial oferecida pelos Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), situada em Fortaleza. Delimitou-se como objetivo geral identificar a identidade pessoal e profissional dos alunos da EJA, procurando detectar se suas oportunidades de retorno aos estudos e o acesso ao conhecimento, embora em etapa tardia, lhes pareçam custosas e sem um significado especial em sua formação educacional, ou se na verdade possam ser emancipadoras, ampliando seu horizonte profissional para além do seu ingresso no mercado de trabalho, podendo se estender, por exemplo, a uma formação acadêmica ou técnica, com projeções futuras de mudança radical em sua cidadania. Procurou-se verificar também se, o aluno vislumbra, num processo de autoconhecimento e realização pessoal, uma afirmação de sua identidade pessoal e principalmente profissional, seguindo uma vocação. Para fundamentação teórica desta monografia recorreu-se a Paulo Freire (2017), Erik Erikson (2010), Cláudia Borges Costa, Maria Margarida Machado (2017), Eliacy Saboya (2012), Celso de Rui Beisiegel (2008), Leo Fraiman (2015), e documentos oficiais como a Confitea Brasil+6. A metodologia utilizada para a coleta de dados foi a pesquisa de campo e o recurso para a coleta de dados foi a entrevista, com a participação de oito alunos. Verificou-se que 80% dos alunos entrevistados tem a consciência da importância da educação para sua formação pessoal e profissional, porém, apenas 25% pensam em profissionalizar-se seguidos por uma vocação ou identificação profissional bem definida. Para concluir, constatou-se que, por interpretação da fala dos educandos, a escola pesquisada consegue cumprir sua primeira função de escolarizar o indivíduo, proporcionando-lhe a educação básica. Porém, foi identificado que os educandos têm poucas perspectivas de suas formações educacionais, por vezes restritas ao ingresso no mercado de trabalho, não vislumbrando uma formação educacional emancipadora que possa fortalecer e valorizar sua identidade pessoal e profissional, tal qual a proposta pedagógica de conscientização político-social elaborada por Paulo Freire. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
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