Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53777
Tipo: TCC
Título : O uso de jogos de alfabetização: uma análise de experiência no 1º ano do ensino fundamental
Autor : Menezes, Thalita de Oliveira
Tutor: Barbosa, Maria José
Palabras clave : Alfabetização;Jogos;Ludicidade
Fecha de publicación : 2019
Citación : MENEZES, Thalita de Oliveira. O uso de jogos de alfabetização: uma análise de experiência no 1º ano do ensino fundamental. 2019. 50 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2019.
Resumen en portugués brasileño: Sabe-se que ao longo do tempo as definições de alfabetização se ampliaram, vindo a incluir, principalmente a partir da década de 1990, o termo letramento. Até as últimas décadas do século XX, as atividades desenvolvidas com vistas ao ensino da leitura e escrita enfatizavam a repetição e memorização de letras, sílabas, palavras e frases sem sentido, construindo assim uma aprendizagem mecânica. Na perspectiva de que somente o ensino do sistema de escrita alfabética não garante a formação de pessoas capazes de compreender os diversos usos da língua escrita, surge a discussão sobre o termo letramento. Atualmente, buscam-se cada vez mais novas posturas de trabalho para a alfabetização. Assim, sabe-se também que os jogos podem ser recursos poderosos na aprendizagem da leitura e escrita. Este trabalho tem como objetivo analisar uma experiência com o uso de jogos de alfabetização, os quais se propõem a proporcionar um processo de aprendizagem de forma lúdica e significativa. Para tanto, foram realizadas duas análises qualitativas: uma da própria experiência e outra da utilidade dos jogos na alfabetização com base nos estudos dos teóricos do campo. Foi possível inferir que, se mediado conforme a intencionalidade pedagógica do professor, o uso de jogos na alfabetização realmente é um recurso poderoso na aprendizagem da leitura e escrita.
Abstract: It's known that through time, the definitions of alphabetization have grown, including, mainly from the '90s, the term literacy. Until the last decades of the 20th century, the developed activities aiming the teaching of reading and writing focused on repetition and memory of letters, syllables, words and nonsense sentences, building mechanical learning. From the point of view that only learn the alphabetic writing system doesn't guarantee the formation of people who are capable of comprehending the various uses of written language rises the discussion about literacy. Nowadays, we are looking for new working positions in alphabetization. That way, it's also known that games can be powerful resources in reading and writing learning. This text aims to analyze an experience that uses alphabetization games that offer a playful and meaningful learning process. Therefore, two qualitative analyses were made: the first one, of the experience itself and, the last one, about the use of games in alphabetization based on the theorists that study the theme. We can imply that, if it's mediate in according to teacher's pedagogical intentionality, the use of games in alphabetization is a powerful resource in reading and writing learning.
Descripción : 2 Alfabetização: o que trazem os teóricos e os documentos oficiais da educação -- 2.1.conceituando alfabetização e letramento – 2.2 A perspectiva da alfabetização nos parâmetros curriculares nacionais e na base nacional comum curricular – 3 organizando práticas alfabetizadoras – 3.1. infância, ludicidade, desenvolvimento e aprendizagem – 3.2 Jogos na alfabetização – 4 A experiência com o uso de jogos de alfabetização.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53777
Aparece en las colecciones: PEDAGOGIA - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_tcc_tomenezes.pdf321,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.