Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53740
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da capacidade funcional de pacientes com bronquiectasias não fibrocísticas utilizando o Duke Activity Status Index
Autor(es): Bernardo, Isabella Lomônaco
Orientador: Pereira, Eanes Delgado Barros
Palavras-chave: Bronquiectasia;Desempenho Físico Funcional;Qualidade de Vida;Teste de Caminhada;Espirometria
Data do documento: 27-Ago-2020
Citação: BERNARDO, I. L. Avaliação da capacidade funcional de pacientes com bronquiectasias não fibrocísticas utilizando o Duke Activity Status Index. 2020. 62 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: Bronquiectasia é caracterizada por dilatação patológica irreversível dos brônquios. O Duke Activity Status Index (DASI) é um questionário que prediz o consumo de oxigênio (VO2) possibilitando avaliar a capacidade funcional de pacientes com limitações físicas. Não há estudos publicados que avaliem a capacidade funcional com o DASI dos pacientes com bronquiectasias não fibrocística. Foi conduzido um estudo transversal para avaliar o estado funcional de pacientes com bronquiectasias estáveis recrutados em um hospital terciário em Fortaleza, Brasil entre março e dezembro de 2018. Os pacientes foram submetidos a avaliações de dados sociodemográficos e clínicos, incluindo espirometria, teste de caminhada de seis minutos (TC6), teste do degrau (TD), medida de fibronogênio, escore de gravidade da doença (eFACED) e questionário DASI. Cada item do DASI é pontuado proporcionalmente aos equivalentes metabólicos (METs). A soma dos escores DASI foi aplicada para uma estimativa do consumo de oxigênio (VO2). O escore eFACED incorpora VEF1, idade, colonização crônica por Pseudomonas aeruginosa, extensão radiológica, dispneia e exacerbação. O estudo incluiu 101 pacientes com idade média de 51,6 ± 17 anos. A maioria dos pacientes apresentou nível moderado de capacidade funcional (63%). Pacientes com bronquiectasias pós-tuberculose apresentaram valores mais baixos no DASI do que aqueles com outras etiologias [DASI (19,9 ± 10,9 vs 31,2 ± 14,4, respectivamente com p <0,0001)]. DASI VO2 correlacionou-se com eFACED (r = -0,44, p = 0,001), VEF1 (r = 0,423, p <0,0001) r = 0,492, p <0,0001) e TC6 (r = 0,374, p <0,0001) A análise de regressão múltipla mostrou que as bronquiectasias pós-tuberculose, eFACED e TC6 explicaram a variação linear do estado funcional. Conclui-se que a etiologia pós-tuberculose, a gravidade da doença e a capacidade de exercício estão associados à capacidade funcional avaliado pelo DASI em pacientes com bronquiectasias.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53740
Aparece nas coleções:DMC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_dis_ilbernardo.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.