Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53737
Type: | TCC |
Title: | Ensino da alfabetização: uma análise sobre a legislação, os métodos e as vivências no estágio supervisionado |
Authors: | Feitosa, Maísa Holanda |
Advisor: | Barbosa, Maria José |
Keywords: | Alfabetização;Letramento;Construtivismo;Método |
Issue Date: | 2019 |
Citation: | FEITOSA, Maísa Holanda. Ensino da alfabetização: uma análise sobre a legislação, os métodos e as vivências no estágio supervisionado. 2019. 47f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2019. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O trabalho apresentado e desenvolvido a seguir, refere-se à uma análise sobre o ensino da alfabetização e do letramento, abordando os métodos e seus históricos quanto ao uso e eficácia. Tem como objetivo investigar as influências metodológicas sobre o ensino da alfabetização e do letramento no 1º ano do ensino fundamental. Para o contexto em que se desenvolvem a alfabetização e o letramento, o aprofundamento do estudo das práticas de ensino que estão disponíveis para auxiliar esta etapa se faz deveras importante. Esse é o período que insere o sujeito nos saberes escolares, dando-lhe subsídios para continuidade dos estudos de maneira direta em toda vida, além de estar diretamente ligado às suas necessidades sociais. Dentre os autores estudiosos dessa temática, foram utilizados estudos de Soares (2016), Barbosa (2013), Azenha (1993), entre outros. A pesquisa tem caráter qualitativo utilizando-se de estudo bibliográfico e análise documental da legislação e de documentos produzidos pelo Ministério da Educação voltados para a temática. Também foi realizada uma pesquisa em campo, através da técnica da observação, durante o período de estágio supervisionado nos anos iniciais. A partir desse estudo, compreende-se a importância de nos apropriarmos de todos os métodos de ensino disponíveis, que cada pessoa será única nesse processo e, também, que alfabetizar-se e letrar-se é decisivo para a formação de todos. |
Abstract: | This presented and developed research, refers to analysis alphabetization and literacy teaching, approaching the methods and its history as regards to use and effectiveness. It aims to investigate the methodological influences about alphabetization and literacy teaching in first grade of elementary school. For the context in which alphabetization and literacy rise, the study of teaching practices that are available to help this stage is crucial. This is the period that places the subject in school knowledge, giving grants to continue their studies in a direct way throughout life, in addition to being directly linked to their social needs. Among the studious authors of this theme, studies by Soares (2016), Barbosa (2003), Azenha (1993) and others were used. The research has a qualitative character using a bibliographic study and documental analysis from laws and documents made by MEC about the theme. It was also made field research, through observation technique, during the supervised internship at primary school. From this study, we can understand the importance of getting closer to all available teaching methods, that each person will be unique in this process and, also, get alphabetized and literate is decisive for the formation of all. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53737 |
Appears in Collections: | PEDAGOGIA - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_tcc_mhfeitosa.pdf | 475,8 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.