Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53685
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRego, Gleydyson Ricarte Oliveira do-
dc.contributor.authorGamarra-Rojas, Guillermo-
dc.date.accessioned2020-08-27T16:34:09Z-
dc.date.available2020-08-27T16:34:09Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationREGO, Gleydyson Ricarte Oliveira do; GAMARRA-ROJAS, Guillermo. Uso da metodologia da problematização na formação do engenheiro agrônomo. Revista Extensão em Ação, Fortaleza, v. 19, n. 1, p. 67-83, jan./jun. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53685-
dc.description.abstractThe paper discusses the results of a qualitative study carried out in 2016 with students of the Social Aspects of Agriculture discipline from the bachelor's degree in Agronomy at the Federal University of Ceará. It aimed to analyze the apprehension, perception and acceptance by students of the problematization methodology, considered as a methodological instrument for the training of agricultural sciences professionals to reach the professional profile in the various dimensions necessary for their performance. The study was carried out during the classes of the above cited discipline, through the observation of the activities developed, followed by evaluations in the form of seminars. It was applied a questionnaire in order to assess the perception of students. Thirteen of them attended to the request. It was used the Content analysis methodology as an analysis tool. As a result, it is concluded that the students evaluated the experience as positive, indicating that problematization is a promising methodology for teaching-learning, capable of combining theory and practice, and efficient to form a more sensitive professional and adapted to the diverse agrarian and agricultural realities. Students outlined difficulties to adapt to the ‘new’ methodology, suggesting the need to carry out better planning and dimensioning of classes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Extensão em Açãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMétodos Didático-Pedagógicospt_BR
dc.subjectMetodologia ativa de aprendizagempt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectDidactic-pedagogical methodspt_BR
dc.titleUso da metodologia da problematização na formação do engenheiro agrônomopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO trabalho discute resultados de um estudo qualitativo realizado em 2016 com 15 estudantes da disciplina de Aspectos Sociais da Agricultura do bacharelado em Agronomia da Universidade Federal do Ceará. Teve por objetivo analisar a apreensão, percepção e aceitação por parte dos discentes à metodologia da problematização, entendida como um instrumento metodológico para a formação do profissional de ciências agrárias atingir o perfil profissional nas diversas dimensões necessárias à sua atuação. O estudo foi realizado durante as aulas da referida disciplina, através da observação das atividades desenvolvidas, seguida de avaliações na forma de seminários. A fim de avaliar a percepção dos estudantes foi aplicado um questionário, respondido por 13 dos participantes. Utilizou-se a análise de conteúdo como ferramenta de análise. Como resultado, foi possível concluir que os estudantes avaliaram a experiência como positiva, indicando que a problematização é uma metodologia promissora para o ensinoaprendizagem, capaz de aliar teoria e prática, e eficiente para formar um profissional mais sensível e adaptado às diversas realidades agrárias e agrícolas. São apontadas dificuldades com a adaptação à metodologia, sugerindo a necessidade de se realizar um melhor planejamento e dimensionamento das aulas.pt_BR
dc.title.enUse of the problematization methiodoly in the qualification pf the agronomistpt_BR
Aparece nas coleções:DEA - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_grorego.pdf262,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.