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dc.contributor.authorCortezzi, Francisco-
dc.date.accessioned2020-08-26T11:25:51Z-
dc.date.available2020-08-26T11:25:51Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationCORTEZZI, Francisco. O açaí no modelo de mundialização de plantas da Amazônia: um produto antigo, novas formas de produção reprodução no espaço. Geosaberes, Fortaleza, v. 11, p. 493 - 516, jul. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2178-0463-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53659-
dc.description.abstractOriginating from the palm Euterpe oleracea, the açaí is an endemic fruit of the Amazon rainforest, the consumption of which has grown strongly in Brazil since the 1990s and is emerging in other regions of the world. Consumed mainly in the form of pulp and erected as a "superfruit" by marketing players for its antioxidant and nutritional potential, the açaí berry goes through a dynamic process encompassing both its space production and international distribution circuit as well as its composition derivative products. In this conjuncture, our main objective is to understand the metamorphosis of the acai, that is to say when it is perceived much more as an economic resource than as a natural resource. To achieve this objective, our research uses as a main basis the Globalization Model of Amazonian Plants, proposed and developed by Beaufort (2017).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherGeosaberespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAçaí brasileiropt_BR
dc.subjectModelo de mundialização de plantas amazônicaspt_BR
dc.subjectMundialização de plantas exóticaspt_BR
dc.titleO açaí no modelo de mundialização de plantas da Amazônia: um produto antigo, novas formas de produção reprodução no espaçopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOriginário da palmeira Euterpe oleracea, o açaí é um fruto endêmico da floresta Amazônica, cujo consumo cresce fortemente no Brasil desde a década de 1990 e está emergindo em outras regiões do mundo. Consumido principalmente na forma de polpa e considerado como "superfruta" pelos agentes do marketing por seu potencial antioxidante e nutricional, o açaí passa por um processo dinâmico que abrange tanto o circuito espacial de produção quanto o circuito de distribuição internacional, assim como seus produtos derivados. Nesta conjuntura, nosso principal objetivo é entender a metamorfose do açaí, ou seja, quando o fruto é percebido mais como recurso econômico do que como recurso natural. Para atingir esse objetivo, nossa pesquisa utiliza como base principal o Modelo de Mundialização de Plantas da Amazônia, proposto e desenvolvido por Beaufort (2017).pt_BR
dc.title.enAçaí in the globalization model of Amazon plants: an ancient product, new forms of spatial production and reproductionpt_BR
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