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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53623
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Dinâmica socioespacial e novas configurações territoriais: a dinâmica urbana da Ride - Grande Teresina |
Título em inglês: | Socio-spatial dynamics and new territorial configurations: the urban dynamics of Ride - Grande Teresina |
Autor(es): | Melo Filho, José Maria Marques de |
Palavras-chave: | Metropolização;Dinâmica urbana;Espaços não metropolitanos |
Data do documento: | 2020 |
Instituição/Editor/Publicador: | Geosaberes |
Citação: | MELO FILHO, José Maria Marques de. Dinâmica socioespacial e novas configurações territoriais: a dinâmica urbana da Ride - Grande Teresina. Geosaberes, Fortaleza, v. 11, p. 395 - 405, jun 2020. |
Resumo: | As transformações ocasionadas pelo dinamismo socioespacial implica o surgimento na rede urbana brasileira de novas configurações territoriais, tais como: as metrópoles; as cidades dispersas; as bacias urbanas; aglomerações urbanas, dentre outras. Dentro desse universo, o foco de análise desse trabalho foi as denominadas Regiões Integradas de Desenvolvimento Econômico (RIDE’s), mais especificamente a RIDE – Grande Teresina. O trabalho objetiva analisar as dinâmica urbana do referido arranjo, visto que o mesmo apresenta características distintas daquelas empreendidas em espaços metropolitanos, para alcançar nosso objetivo alicerçamos as discussões, com base nos seguintes autores: Corrêa (2011); Lencioni (2011); Ferreira (2016); Moura (2012); Limonad (2007); Egler (2010), dentre outros. Foram avaliados também os estudos feitos sobre a evolução da rede urbana brasileira, tais como: IPEA (2002); IBGE (2007; 2013; 2016) e Observatório das Metrópoles (2004). Evidenciamos com o estudo que o arranjo urbano da RIDE – Grande Teresina apresenta dinâmica urbana capitaneada pela capital regional (Teresina), com baixa integração entre os entes federados que a compõe, e ainda, ressaltamos a divergência entre o processo socioespacial e o processo de institucionalidade da região integrada. |
Abstract: | The transformations caused by the socio-spatial dynamism implies the emergence in the Brazilian urban network of new territorial configurations, such like: the metropolis, the scattered cities, the urban basins, the agglomerations urban, among others. Within that universe, the focus of analysis of this work was the so-called Integrated Economic Development Regions (RIDE), more specifically the RIDE - Grande Teresina. The purpose of the research is to analyze the urban dynamics of said arrangement, since it has characteristics different from those undertaken in metropolitan spaces. To reach our objective we base the discussions based on the following authors: Corrêa (2011); Lencioni (2011); Ferreira (2016); Moura (2012); Limonad (2007); Gurgel (2017); Egler (2010), among others. The studies done were also evaluated on the evolution of the Brazilian urban network, such as: IPEA (2002); IBGE (2008, 2013 and 2016) and Observatorio de las Metropolis (2004). Also, the results of the Integrated Region. We show that the urban evolution of the RIDE It presents an urban dynamic governed by the regional capital (Teresina) with a low integration between the federated entities that compose it, and also, highlights the divergence between the socio-spatial process and the institutional process of the RIDE. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53623 |
ISSN: | 2178-0463 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DGR - Artigos publicados em revista científica |
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