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dc.contributor.authorMarques, Ana Carolina dos Santos-
dc.contributor.authorFonseca, Ricardo Lopes-
dc.date.accessioned2020-08-20T11:18:02Z-
dc.date.available2020-08-20T11:18:02Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationMARQUES, Ana Carolina dos Santos; FONSECA, Ricardo Lopes. O ensino das relações raciais em geografia: proposições para a sala de aula. Geosaberes, Fortaleza, v. 11, p. 289 - 304, abr. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2178-0463-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53538-
dc.description.abstractRacism is a phenomenon that structures the life of the black population. As it materializes in geographical space, it segregates blacks and restricts their spatialities. The school stands out as an institution that has great contributions in the struggle to overcome racism, as well as the teaching of Geography that can provide an education that contemplates in a positive way the black people. In this sense, the research aims to suggest pedagogical propositions that offer ways of how the racial question can be discussed in Geography classes. The propocitions were elaborated based on the Curricular Directives of Education (DCE) Basic of Paraná and in didactic model proposed by Gasparin (2011). It is hoped to foment the debate of the racial questions in the teaching of Geography and to contribute to a teaching of Geography that incorporates the Law 10.639/03 in its curriculum.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherGeosaberespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectLei 10.639/03pt_BR
dc.titleO ensino das relações raciais em geografia: proposições para a sala de aulapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO racismo é um fenômeno que estrutura a vida da população negra. À medida que se materializa no espaço geográfico, ele segrega os(as) negros(as) e restringe suas espacialidades. A escola se evidencia como uma instituição que possui grandes contribuições na luta pela superação do racismo, assim como o ensino de Geografia que pode proporcionar uma educação que contemple de forma positiva o povo negro. Nesse sentido, a pesquisa objetiva sugerir proposições pedagógicas que oferecem caminhos de como a questão racial pode ser discutida nas aulas de Geografia. As proposições foram elaboradas com base nas Diretrizes Curriculares da Educação (DCE) Básica do Paraná e no modelo didático proposto por Gasparin (2011). Espera-se fomentar o debate das questões raciais no ensino de Geografia e contribuir para um ensino de Geografia que incorpore a Lei 10.639/03 em seu currículo.pt_BR
dc.title.enThe teaching of racial relations in geography: propositions for the classroompt_BR
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