Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53484
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Volmer, Lovani | - |
dc.contributor.author | Heller, Sabrine Elma | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Ana Cândida | - |
dc.contributor.author | Ramos, Flavia Brocchetto | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-18T13:08:27Z | - |
dc.date.available | 2020-08-18T13:08:27Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | VOLMER, Lovani; HELLER, Sabrine Elma; CARVALHO, Ana Cândida; RAMOS, Flavia Brocchetto. De contos a curtas: a formação de leitores na escola. Revista Gelne.v 22. n.1. p.75-88. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2236-0883 ON LINE | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53484 | - |
dc.description.abstract | This search discusses the importance of literature in the constitution of the subjects, and it analyzes a reading project, carried out annually, since 2002, with high school students, based on short stories by Machado de Assis, as a possibility of approaching the literary text at school. Underpinned especially on Candido (1995), Iser (1979), Larrosa (2003) and Petit (2008), the study discusses grounds for a transformative work with literature, such as space of cognition, creation and enjoyment, where students producer readers can, by understanding the world in the paper, to understand themselves, the others, and be breeder of new worlds. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Gelne | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Texto literário | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.title | De contos a curtas: a formação de leitores na escola | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este estudo discute a importância da literatura na constituição do sujeito e analisa um projeto de leitura, realizado anualmente, desde 2002, com alunos de Ensino Médio, a partir de contos de Machado de Assis, como possibilidade de abordagem do texto literário na escola. Com base especialmente em Candido (1995), Iser (1979), Larrosa (2003) e Petit (2008), o estudo discute fundamentos para um trabalho transformador com a literatura, que seja espaço de cognição, criação e fruição, no qual os alunos-leitores-produtores possam, ao compreenderem o mundo no papel, compreenderem a si mesmos, aos outros e serem criadores de mundos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGL - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_art_lvolme.pdf | 860,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.