Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53484
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVolmer, Lovani-
dc.contributor.authorHeller, Sabrine Elma-
dc.contributor.authorCarvalho, Ana Cândida-
dc.contributor.authorRamos, Flavia Brocchetto-
dc.date.accessioned2020-08-18T13:08:27Z-
dc.date.available2020-08-18T13:08:27Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationVOLMER, Lovani; HELLER, Sabrine Elma; CARVALHO, Ana Cândida; RAMOS, Flavia Brocchetto. De contos a curtas: a formação de leitores na escola. Revista Gelne.v 22. n.1. p.75-88. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2236-0883 ON LINE-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53484-
dc.description.abstractThis search discusses the importance of literature in the constitution of the subjects, and it analyzes a reading project, carried out annually, since 2002, with high school students, based on short stories by Machado de Assis, as a possibility of approaching the literary text at school. Underpinned especially on Candido (1995), Iser (1979), Larrosa (2003) and Petit (2008), the study discusses grounds for a transformative work with literature, such as space of cognition, creation and enjoyment, where students producer readers can, by understanding the world in the paper, to understand themselves, the others, and be breeder of new worlds.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherGelnept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectTexto literáriopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titleDe contos a curtas: a formação de leitores na escolapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo discute a importância da literatura na constituição do sujeito e analisa um projeto de leitura, realizado anualmente, desde 2002, com alunos de Ensino Médio, a partir de contos de Machado de Assis, como possibilidade de abordagem do texto literário na escola. Com base especialmente em Candido (1995), Iser (1979), Larrosa (2003) e Petit (2008), o estudo discute fundamentos para um trabalho transformador com a literatura, que seja espaço de cognição, criação e fruição, no qual os alunos-leitores-produtores possam, ao compreenderem o mundo no papel, compreenderem a si mesmos, aos outros e serem criadores de mundos.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_lvolme.pdf860,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.