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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Stephanie Andrade-
dc.contributor.authorAlves, Maria de Fátima-
dc.date.accessioned2020-08-14T12:47:16Z-
dc.date.available2020-08-14T12:47:16Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSOUZA, Stephanie Andrade. ALVES, Maria de Fátima. O trabalho com a leitura no ensino médio: reflexões sobre a formação docente. In: ATAÍDE, Cleber Alves de; GOMES, Valéria Severina; ALMEIDA, Sherry Morgana de; SILVA, André Pedro da (orgs.). Ensino de língua, literaturas e outros diálogos possíveis. Pipa Comunicação, 2015. p. 2539-2556pt_BR
dc.identifier.uri978-85-66530-41-4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53457-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPipapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleO trabalho com a leitura no ensino médio: reflexões sobre a formação docentept_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem como objetivo apresentar práticas de leitura e Produção textual desenvolvidas em turmas do segundo seguimento da educação de jovens e adultos (EJA) da rede estadual de ensino que contribuem de maneira satisfatória no processo de ensino aprendizagem desses alunos. A prática do professor em salas de aula com alunos dessa modalidade de ensino tem mostrado que muitas vezes esses discentes ao ingressarem no segundo seguimento não possuem ainda algumas habilidades básicas de leitura e escrita, alguns deles ainda com uma alfabetização pouco eficiente o que gera um conflito em sala de aula, sobretudo nas atividades de língua portuguesa e produção textual, muitas vezes tendo como consequência a evasão escolar. Dessa maneira se faz necessário que os docentes que trabalham com a educação de jovens e adultos procurem desenvolver práticas que estimulem e favoreçam o desenvolvimento tanto da leitura quanto da escrita desses alunos, motivando e estimulando-os cada vez mais. Para fundamentar nosso trabalho utilizaremos os pressupostos de Marcuschi (2002,2008), Calkins (1989) bem como utilizaremos a concepção de linguagem como instrumento de interação social e o ensino de língua portuguesa através dos gêneros textuais. Assim o presente texto irá demonstrar atividades realizadas na nossa prática docente que se mostram eficientes na construção de leitores críticos e desenvolva ainda a modalidade escrita da língua portuguesa em alunos da EJA.pt_BR
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