Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53456
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, José Augusto Soares | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-14T12:42:10Z | - |
dc.date.available | 2020-08-14T12:42:10Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, José Augusto Soares. O renascer das vozes anoitecidas: o lugar da literatura africana de expressão portuguesa no ensino médio. In: ATAÍDE, Cleber Alves de; GOMES, Valéria Severina; ALMEIDA, Sherry Morgana de; SILVA, André Pedro da (orgs.). Ensino de língua, literaturas e outros diálogos possíveis. Pipa Comunicação, 2015. p.919-934 | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-66530-41-4 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53456 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Pipa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura africana | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.title | O renascer das vozes anoitecidas: o lugar da literatura africana de expressão portuguesa no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A razão deste artigo é discutir como os escritores de livros didáticos fazem a abordagem da Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e como essa matriz africana está sendo tratada nos livros didáticos. Para isso procuramos mostrar um panorama da questão africana na literatura e também como os livros desenvolvem a temática da Literatura africana na Escola e como é possível, através de trabalhos com alguns gêneros literários, reparar, em parte, décadas de injustiças promovidas por ideologias disseminadas pelos livros didáticos que, quando não silenciavam, traziam em seu cerne a realidade afrodescendentes a partir do ponto de vista da classe dominante. Disso, concluirmos quão importante será debater em sala de aula esse assunto. Para isso, apresentar aos estudantes do ensino básico a literatura afro-brasileira poderá promover uma maior compreensão desse assunto, diminuir o preconceito inter-racial, construir uma identidade nacional mais sólida e, finalmente, reduzir o fosso social existente no nosso país. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGL - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_capliv_jaslima.pdf | 218,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.