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dc.contributor.authorBraga Filho, José Valdir Teixeira-
dc.date.accessioned2020-08-12T19:14:18Z-
dc.date.available2020-08-12T19:14:18Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationVASTERLING, Veronica. Hermenêutica política: a contribuição de Hannah Arendt à hermenêutica filosófica. Tradução: José Valdir Teixeira Braga Filho. Argumentos Revista de Filosofia, Fortaleza, ano 12, n. 24, p. 212-222, jul./dez. 2020. Título original: Political hermeneutics: Hannah Arendt’s contribution to hermeneutic philosophy.pt_BR
dc.identifier.issn1984-4255-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53439-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherArgumentos Revista de Filosofiapt_BR
dc.subjectHermenêutica políticapt_BR
dc.subjectHermenêutica filosóficapt_BR
dc.subjectArendt, Hannah, 1906-1975pt_BR
dc.titleHermenêutica política: a contribuição de Hannah Arendt à hermenêutica filosóficapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrUma das consequências da difundida recepção da filosofia pós-estruturalista, particularmente do trabalho Michel Foucault, consiste na consciência crítica da dimensão política da verdade. Apesar de necessária, essa nova consciência também promoveu uma concepção enganosa da verdade que tende a igualar verdade com poder. Essa concepção é enganosa, porque o importante insight de que, de fato, verdade e poder podem estar relacionados de várias maneiras, perde-se em uma generalização superficial que causa mais dano do que benefício à uma compreensão [Verstehen] adequada sobre o que está em jogo. Uma das consequências prejudiciais da convicção de que a verdade é igual ao poder, consiste em desacreditar atos como, meramente, invenções interpretativas que são trajadas como fatos inegáveis por aqueles que estão no poder, como políticos e cientistas. Embora baseado em um insight valioso, neste caso, o reconhecimento de que fato e interpretação são inseparáveis, leva tal insight a se perder novamente no gesto generalizado de desacreditar o valor verdadeiro dos fatos. Isso ocorreu de modo particularmente danoso nos debates sobre fatos políticos e científicos. A convicção de que fatos são invenções interpretativas evita qualquer discussão produtiva sobre a verdade e o sentido dos fatos. Além disso, ela também instala um tipo niilista de relativismo, isto é, um relativismo que rejeita a verdade factual em favor de uma diversidade de perspectivas subjetivas, opiniões, interpretações e similares. [...]pt_BR
dc.title.enPolitical hermeneutics: Hannah Arendt’s contribution to hermeneutic philosophypt_BR
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