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dc.contributor.advisorLinhares, Fabrício Carneiro-
dc.contributor.authorBezerra, Rogério de Maicy-
dc.date.accessioned2020-08-11T18:17:35Z-
dc.date.available2020-08-11T18:17:35Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationBEZERRA, Rogério de Maicy. Time varying tax-spend nexus: evidence from Brazil. 2020. 32f. Dissertação (Mestrado em Economia do Setor Público) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Programa de Economia Profissional - PEP, Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza (CE), 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53412-
dc.description.abstractThe main purpose of this paper is to examine the causal relationship between government revenue and expenditure in Brazil over the period January 1995 to May 2019. Unlike previous studies, which assume constant relationship through the years, this work attempts to use Granger causality test to endogenously capture structural breaks in the model and to determine the direction of causal relationship for each subperiod. Such assumption is of great importance for testing revenue-expenditure nexus in countries like Brazil, which experienced several events that have significantly changed fiscal policy over a long-time horizon and the causality is likely to change over time. This empirical assessment has both theoretical and practical relevance and it can help properly address fiscal imbalances. In this study we employ two Wald test statistics recently proposed by Shin et al. (2018), the recursive rolling window Wald test and the rolling window Wald test of Swanson (1998). The results reflect the prevailing paradigms in different periods and provide support for Fiscal Synchronization hypothesis for the period up to 2008. For the period 2008-2011, marked by the subprime crisis, the Fiscal Synchronization hypothesis has prevailed. The results also offer support for Tax-Spend hypothesis for the period 2011-2013 and Institutional Separation for the periods 2008-2011 and 2013-2015. Finally, from 2015 onwards, when the government made utmost efforts to cut expenditures and to find new sources of revenue, the Spend-Tax hypothesis has prevailed. The new fiscal framework suggests that Brazil is in the right path to control its fiscal imbalance.pt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.subjectReceitapt_BR
dc.subjectDespesapt_BR
dc.subjectPúblicapt_BR
dc.subjectSustentabilidade do orçamento fiscalpt_BR
dc.subjectCausalidadept_BR
dc.subjectGrangerpt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleTime varying tax-spend nexus: evidence from Brazilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO principal objetivo deste artigo é examinar a relação causal entre receita e despesa do governo no Brasil no período de janeiro de 1995 a maio de 2019. Diferentemente dos estudos anteriores, que assumem relação constante ao longo dos anos, este trabalho tenta usar o teste de causalidade de Granger para endogenamente capturar quebras estruturais no modelo e determinar a direção do relacionamento causal para cada subperíodo. Essa suposição é de grande importância para testar o nexo de despesas e receitas em países como o Brasil, que experimentaram vários eventos que mudaram significativamente a política fiscal em um horizonte de longo prazo e que a causalidade provavelmente mudará ao longo do tempo. Essa avaliação empírica tem relevância teórica e prática e pode ajudar a resolver adequadamente os desequilíbrios fiscais. Neste estudo, empregamos duas estatísticas de testes de Wald recentemente propostas por Shin et al. (2018), o teste Wald de janela rolante recursivo e o teste Wald de janela rolante de Swanson (1998). Os resultados refletem os paradigmas predominantes em diferentes períodos e dão suporte a hipótese de Sincronização Fiscal para o período até 2008. Para o período 2008 - 2011, marcado pela crise do subprime, prevaleceu a hipótese de Separação Institucional. Os resultados também oferecem suporte para hipótese Arrecadar-e-Gastar durante o período de 2011-2013 e Separação Institucional para os períodos de 2008-2011 e 2013-2015. Finalmente, a partir de 2015, quando o governo se esforçou ao máximo para reduzir gastos e encontrar novas fontes de receita, a hipótese de Gastar-e-Arrecadar prevaleceu. O novo quadro fiscal sugere que o Brasil está no caminho certo para controlar seu desequilíbrio fiscal.pt_BR
dc.title.enTime varying tax-spend nexus: evidence from Brazilpt_BR
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