Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53376
Tipo: Resumo
Título: A cidade que queremos: a participação popular na elaboração do Plano Fortaleza 2040
Autor(es): Silva, Erberson Rodrigues da
Palavras-chave: Espaço público;População
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: SBS
Citação: SILVA, Erberson Rodrigues da. A cidade que queremos: a participação popular na elaboração do Plano Fortaleza 2040. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 18.; 26 -29 julho 2017, Brasília (DF). Anais... Brasília (DF). SBS, 2017.
Resumo: O tema da pesquisa é a participação popular, tendo como recorte empírico a análise da elaboração de um plano estratégico de longa duração para Fortaleza, realizado entre 2015 e 2016. Intitulado Fortaleza 2040, foi uma iniciativa da administração do Prefeito Roberto Claudio que pretendeu incluir a participação popular, do poder público e do setor privado da cidade. O presente estudo objetiva compreender como se deu a participação popular no plano, tomando como sujeitos da pesquisa os participantes dos encontros do projeto. Analisa-se a dinâmica entre sociedade civil e poder público nas reuniões e o papel da população na elaboração dos documentos finais do Fortaleza 2040. Considerando a dinâmica do plano estratégico, a metodologia utiliza observação, análise documental e entrevistas. Foram feitas observações dos encontros dos núcleos territoriais, a análise documental consistiu da apreciação dos documentos finais formulados no projeto publicado pela prefeitura. As entrevistas foram realizadas com pessoas que frequentaram as reuniões do plano. O referencial teórico suscita problematizações acerca da constituição dos espaços públicos na modernidade, a construção de narrativas sobre a cidade, a participação popular e planejamento participativo em âmbito local. Como resultado, destaca-se que as reuniões se constituem como espaços públicos onde a cidade torna-se locus de discursos e imaginários disputados simbolicamente por diferentes agentes presentes na formulação do projeto.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53376
ISSN: 2236-6636
Aparece nas coleções:PPGP - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_eve_ersilva.pdf64,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.