Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53371
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNeves, Fábio de Sousa-
dc.date.accessioned2020-08-10T11:58:56Z-
dc.date.available2020-08-10T11:58:56Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationNEVES, Fábio de Sousa. Consumo cultural e cinema: uma análise sociológica das distinções de públicos em Fortaleza. . In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 18.; 26 -29 julho 2017, Brasília (DF). Anais... Brasília (DF). SBS, 2017pt_BR
dc.identifier.issn2236-6636-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53371-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherSBSpt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.titleConsumo cultural e cinema: uma análise sociológica das distinções de públicos em Fortalezapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA proposta de investigação desta pesquisa situa-se dentro da área da Sociologia da Cultura e consiste em analisar as distinções existentes no consumo cultural cinematográfico na cidade de Fortaleza, no Ceará, tendo como recorte empírico o público de dois espaços específicos: o Cineteatro São Luiz (com programação variada entre filmes consagrados pelo grande público a produções eruditas e alternativas) e o Cinema do Dragão (possuindo uma programação que foge ao cenário mainstream). São investigados os condicionantes culturais e sociais responsáveis pela construção do gosto e de preferências por determinadas produções fílmicas nos cinemas explicitados. Portanto, traço perfis gerais entre os públicos e suas práticas, mediante a utilização de questionários. Posteriormente, aprofundo a compreensão das diferenças entre os públicos por meio da utilização de entrevistas e observações nos espaços de pesquisa. Levo em consideração alguns aspectos como a crescente urbanização, a expansão das indústrias culturais e a formação e consolidação do cinema em Fortaleza. Este cinema fortalezense encontra-se imerso nas consequências e transformações operadas na contemporaneidade. Assim, entender como as pessoas frequentadoras dos cines especificados desenvolvem seus gostos referentes ao cinema ajuda na compreensão de possíveis distinções entre os públicos. Para tanto, a base teórica deste trabalho encontra na Sociologia da Cultura e nas análises sobre gosto e consumo sua orientação geralpt_BR
Aparece nas coleções:PPGS - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_eve_fsneves.pdf65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.