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dc.contributor.authorSiqueira, Ana Marcia Alves-
dc.date.accessioned2020-08-07T21:14:47Z-
dc.date.available2020-08-07T21:14:47Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Ana Marcia Alves. Poe resenhista: a composição de uma teoria do conto. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 8, n. 20, p. 298-299, abr./jun. 2020. Resenha da obra de: POE, Edgar Allan. A primeira, segunda e terceira resenhas sobre Twice-Told Tales, de Nathanael Hawthorne. Bestiário - revista de contos. Tradução de Charles Kiefer. Porto Alegre, v. 1, n. 6, 2004.pt_BR
dc.identifier.issn2176-9923-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53366-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrelacespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria do contopt_BR
dc.subjectEstrutura do contopt_BR
dc.subjectOrganização da narrativapt_BR
dc.subjectOriginalidade na escritapt_BR
dc.titleResenha Poe resenhista: a composição de uma teoria do contopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEdgar Allan Poe, um dos mais prestigiados escritores de contos de mistério, horror, suspense e ficção científica, é referência obrigatória quando se discute literatura fantástica. Além da publicação de diversos contos, poemas e novelas, o poeta, escritor, crítico e editor é também conhecido por refletir sobre o processo de criação poética, como em Filosofia da composição, publicado pela primeira vez em 1846. Entretanto, as reflexões sobre a construção narrativa, produzidas pelo exímio contista, não são muito conhecidas devido à ausência de publicação em uma obra específica. Ficaram dispersas em revistas. Para tentar suprir essa falta, este dossiê reproduz nesta seção três resenhas, que Poe dedicou à análise da obra Twicetold tales, de Hawthorne, ao longo das quais, além de avaliar a obra, desenvolve concepções acerca da composição ou estrutura do conto, que julgamos constituir uma verdadeira “teoria do conto”. O escritor Charles Kiefer (2009), tradutor destas resenhas no Brasil, considera que Edgar Allan Poe foi o primeiro, na época moderna, a elaborar uma reflexão rigorosa sobre o conto, influenciando, em menor ou maior grau, outros contistas, como Cortázar e Borges, que também escreveram sobre o próprio processo de criação. [...]pt_BR
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