Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53346
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMauro, Claudia Fernanda de Campos-
dc.contributor.authorMatiola, Vanessa-
dc.date.accessioned2020-08-06T18:35:09Z-
dc.date.available2020-08-06T18:35:09Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationMAURO, Claudia Fernanda de Campos; MATIOLA, Vanessa. Entre portas e paredes: o fantástico em dois contos de Dino Buzzati. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 8, n. 20, p. 187-204, abr./jun. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2176-9923-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53346-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrelacespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura italianapt_BR
dc.subjectLiteratura fantásticapt_BR
dc.subjectTraverso, Dino Buzzati, 1906-1972pt_BR
dc.subjectEppure battono alla portapt_BR
dc.titleEntre portas e paredes: o fantástico em dois contos de Dino Buzzatipt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO escritor italiano Dino Buzzati, mais conhecido no Brasil por seu romance Il deserto dei Tartari (O Deserto dos Tártaros) (1940), foi também autor de outros tipos de produções artísticas, de forma que via a si mesmo como um pintor que exercia a atividade de escritor como hobby. No campo da literatura, foi autor de crônicas, contos, romances, poesias e peças teatrais. É possível encontrar uma ampla quantidade de contos fantásticos dentro de sua produção literária, motivo pelo qual Buzzati foi criticado, já que não se enquadravam no movimento neorrealista da Itália de sua época. Neste trabalho, destacaremos dois de seus contos: “Eppure battono alla porta” (“Contudo, batem à porta”) e “I topi” (“Os ratos”). Estas duas narrativas foram selecionadas devido a semelhanças entre seus enredos, o que permite uma aproximação neste ponto. Além disso, devido a este aspecto em comum, é possível aproximar os dois contos também pela perspectiva do modo fantástico. Por isso, teceremos um diálogo entre os contos, tendo como base teorias acerca do fantástico modal, principalmente o livro O fantástico (1996) de Remo Ceserani. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_cfcmaurovmatiola.pdf366,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.