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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53346
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Mauro, Claudia Fernanda de Campos | - |
dc.contributor.author | Matiola, Vanessa | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-06T18:35:09Z | - |
dc.date.available | 2020-08-06T18:35:09Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | MAURO, Claudia Fernanda de Campos; MATIOLA, Vanessa. Entre portas e paredes: o fantástico em dois contos de Dino Buzzati. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 8, n. 20, p. 187-204, abr./jun. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2176-9923 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53346 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Entrelaces | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura italiana | pt_BR |
dc.subject | Literatura fantástica | pt_BR |
dc.subject | Traverso, Dino Buzzati, 1906-1972 | pt_BR |
dc.subject | Eppure battono alla porta | pt_BR |
dc.title | Entre portas e paredes: o fantástico em dois contos de Dino Buzzati | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O escritor italiano Dino Buzzati, mais conhecido no Brasil por seu romance Il deserto dei Tartari (O Deserto dos Tártaros) (1940), foi também autor de outros tipos de produções artísticas, de forma que via a si mesmo como um pintor que exercia a atividade de escritor como hobby. No campo da literatura, foi autor de crônicas, contos, romances, poesias e peças teatrais. É possível encontrar uma ampla quantidade de contos fantásticos dentro de sua produção literária, motivo pelo qual Buzzati foi criticado, já que não se enquadravam no movimento neorrealista da Itália de sua época. Neste trabalho, destacaremos dois de seus contos: “Eppure battono alla porta” (“Contudo, batem à porta”) e “I topi” (“Os ratos”). Estas duas narrativas foram selecionadas devido a semelhanças entre seus enredos, o que permite uma aproximação neste ponto. Além disso, devido a este aspecto em comum, é possível aproximar os dois contos também pela perspectiva do modo fantástico. Por isso, teceremos um diálogo entre os contos, tendo como base teorias acerca do fantástico modal, principalmente o livro O fantástico (1996) de Remo Ceserani. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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