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Tipo: Artigo de Periódico
Título: A face do medo: uma análise do conto O dragão chinês, de Augusta Faro
Autor(es): Knapp, Cristina Löff
Palavras-chave: Medo;Fantástico;Neofantástico;Conto
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrelaces
Citação: KNAPP, Cristina Löff. A face do medo: uma análise do conto O dragão chinês, de Augusta Faro. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 8, n. 20, p. 174-186, abr./jun. 2020.
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar o conto O dragão chinês, de Augusta Faro, da obra A Friagem (1999), sob a perspectiva do medo. Para tanto, será feito um breve percurso pelas teorias do fantástico no século XIX, especificamente do maior representante do período, Todorov (1992). A seguir, será discutido o conceito de fantástico para Ceserani (2006), culminando com uma discussão mais contemporânea, balizada por David Roas (2014) e Alazraki (1990) com o termo neofantástico. Tencionamos fazer uma breve distinção entre fantástico e neofantástico, a fim de analisar a presença do sobrenatural no conto de Augusta Faro. Com isso, será possível discutir como é instalado o medo na narrativa, levando em consideração as observações de Júlio França (2012) sobre o medo artístico e de Zygmunt Bauman (2008) a respeito do medo na atualidade. A narrativa neofantástica de Augusta Faro discute um tema muito delicado e caro pela humanidade: o medo de admitir perante a sociedade que você é louco.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53345
ISSN: 2176-9923
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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