Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53335
Title in Portuguese: O casamento em perigo no romance sentimental de Corin Tellado e a imprensa feminina na ditadura militar brasileira.
Author: Andrade, Roberta Manuela Barros de
Silva, Erotilde Honório;
Feitosa, Ricardo Augusto de Sabóia
Keywords: Literatura Sentimenta
Retórica
Imprensa
Issue Date: 2017
Publisher: SBS
Citation: ANDRADE, Roberta Manuela Barros de; SILVA, Erotilde Honório; FEITOSA, Ricardo Augusto de Sabóia. O casamento em perigo no romance sentimental de Corin Tellado e a imprensa feminina na ditadura militar brasileira. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 18.; 26 -29 julho 2017, Brasília (DF). Anais... Brasília (DF). SBS, 2017.
Abstract in Portuguese: No Brasil, o livro de bolso inaugura uma nova era no consumo de romances sentimentais. Entre os anos de 1960 e 1975, no auge do período de exceção brasileiro, a coleção CorinTellado reina soberana nas bancas de revista país afora. As obras desta autora, diferentes de seus congêneres das décadas anteriores, giravam, essencialmente, em torno do casamento em perigo. Estamos, pois diante de transformações na estrutura de sentimentos (WILLIAMS, 2011) que regia o gênero até então. Como todo discurso literário está sob o domínio da retórica (MORETTI, 2007), então, o caráter social que sustenta a retórica literária de Tellado está relacionado a inúmeras instituições sociais. Porém, para fins deste trabalho, destacamos a relação da retórica literária sobre o matrimônio encontrada nesta autora com a retórica da imprensa feminina do mesmo período no Brasil. Este viés de análise nos permite perceber que a estrutura dos sentimentos não ocorre solitária e isoladamente, mas é compartilhada não só, como bem o afirmou Williams (2011), por outros artistas-literatos, mas também por outros integrantes do campo cultural que atuam em outras posições neste campo, e falam por outras linguagens, e em diferentes plataformas. Desta forma, para fins desta pesquisa, enfocamos a intrínseca relação do caráter avaliador e persuasivo do discurso literário (MORETTI, 2007) sobre o matrimônio em CorinTellado com o discurso jornalístico sobre o casamento presente na imprensa feminina do período.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53335
metadata.dc.type: Artigo de Evento
ISSN: 2236-6636
Appears in Collections:PPGS - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_eve_rmbandrade.pdf316,1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.