Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53296
Tipo: Resumo
Título: A interiorização do Ensino Superior relacionada ao aumento dos índices de violência em Quixadá.
Autor(es): Maia, Flavianne
Palavras-chave: Violência;Homicídio;Uso de drogas
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: SBS
Citação: MAIA, Flavianne. A interiorização do Ensino Superior relacionada ao aumento dos índices de violência em Quixadá. . In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 18.; 26 -29 julho 2017, Brasília (DF). Anais... Brasília (DF). SBS, 2017.
Resumo: pesquisa relaciona a interiorização do ensino superior, em Quixadá/CE, e o aumento no número de homicídios. Com a implantação do Plano Nacional de Educação, teve início a interiorização das universidades em 2003. Em Quixadá se estabeleceu a Faculdade Rainha do Sertão em 2004 e a Universidade Federal do Ceará em 2006. Qual o impacto dessas organizações de ensino para a cidade? Em entrevista a um jornal, o Presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas destacou o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de Quixadá em 2004, de R$ 210.647 para R$ 392.364 milhões, 5 anos após a chegada do campus diocesano. Esse processo gerou melhorias na economia, mas trouxe à cidade os males dos grandes centros urbanos, o tráfico, a drogatização da juventude e o aumento nos índices de homicídios. Segundo o Ministério da Saúde, os números de homicídios, em Quixadá/2004, foram de 14 óbitos/100 mil hab, em 2012 chegou a 39 óbitos/100 mil hab. A metodologia aplicada foi o método qualitativo para coleta de dados, entrevistas informais e semiestruturadas com atores sociais determinados, comerciantes, estudantes e professores universitários, servidores da Justiça, e levantamento de dados estatísticos sobre a criminalidade. Nas primeiras entrevistas observou-se uma categoria social, repetida na fala dos interlocutores, o medo, advindo da sensação de insegurança que os moradores vivenciam, que se reflete até na arquitetura e nos costumes locais. Palavras-chaves: Interiorização; Ensino Superior; Violência
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53296
ISSN: 2236-6636
Aparece nas coleções:PPGS - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_eve_fmaia.pdf67,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.