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dc.contributor.advisorMelo, Marcelo Ferreira de-
dc.contributor.authorNery, Diego Cunha-
dc.date.accessioned2013-07-11T12:28:15Z-
dc.date.available2013-07-11T12:28:15Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationNERY, Diego Cunha. Conjuntos convexos e suas aplicações no ensino médio. 2013. 37 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5324-
dc.description.abstractIn this paper, we consider the concept of line segment as an introduction to the concept of convex set and its applications, this concept reinforced by the evidence of centroid of the triangle. We calculate the relative position between a point and a line segment. We define the cone concept and show the different types of cone with some examples. We define the convex envelope in the plane and in space can then estabilish the relationship between a point and a triangle and the relationship between a point and a tetrahedron. Introducing the concept of hyperplane and finished relating the convexity with symmetry.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectConjuntos convexospt_BR
dc.subjectÁlgebra linearpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleConjuntos convexos e suas aplicações no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste trabalho, consideramos o conceito de segmento de reta como uma introdução ao conceito de conjunto convexo e suas aplicações no R2 e R3, conceito esse reforçado com a prova do baricentro do triângulo. Calculamos a relação de posição entre um ponto e um segmento de reta. Definimos o conceito de cone e mostramos os diferentes tipos de cone com alguns exemplos. Definimos a envoltória convexa no plano e no espaço podendo assim estabelecer a relação entre um ponto e um triângulo e a relação entre um ponto e um tetraedro. Apresentamos o conceito de hiperplano e finalizamos relacionando a convexidade com a simetria.pt_BR
dc.title.enConvex sets and their applications in high schoolpt_BR
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