Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53222
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Indicadores de desempenho da comercialização em associações de agricultores familiares
Título(s) alternativo(s): Indicadores de desempeño de comercialización en asociaciones de agricultores familiares
Título em inglês: Marketing performance indicators in family farmer associations
Autor(es): Abrantes, Karla Karolline de Jesus
Lima, Patrícia Verônica Pinheiro Sales
Esmeraldo, Gema Galgani Silveira Leite
Azevedo, Helena Selma
Sobral, Fábio Maia
Palavras-chave: Associações rurais;Agricultura familiar;Comercialização
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: REDE - Revista Eletrônica do PRODEMA
Citação: ABRANTES, Karla Karolline Jesus; LIMA, Patrícia Verônica Pinheiro Sales; ESMERALDO, Gema Galgani Silveira Leite; AZEVEDO, Helena Selma; SOBRAL, Fábio Maia. Indicadores de desempenho da comercialização em associações de agricultores familiares. REDE - Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 13, n. 2. p. 7-20, 2019.
Resumo: O objetivo do artigo é avaliar o desempenho da comercialização em organizações associativas de agricultores familiares. A coleta de dados primários baseou-se em observações sistemáticas in loco e em percepções de 15 organizações associativas beneficiárias do Projeto São José III no Ceará, sobre a comercialização da produção. Para análise dos dados fez-se uso de técnicas de estatística descritiva e da construção do Índice de Desempenho na Comercialização (IDC). Como principais resultados verificou-se que as associações de produtores apresentam nível de desempenho regular. As principais fragilidades observadas foram ausência de acesso à DAP Jurídica, assistência técnica e dificuldade em alcançar os padrões de qualidade exigidos..
Abstract: The article’s goal is to evaluate the performance of commercialization in associative organizations of family farmers. The collection procedure of primary data was based on systematic observations in loco and on the perceptions of 15 associative organizations that benefited from the São José III Project in Ceará, about the commercialization of production. For data analysis, descriptive statistic techniques, as well as the construction of the Commercialization Performance Index (IDC), were used. It was found that producer associations have a regular level of performance. The main weaknesses observed were the lack of access to the Legal DAP and technical assistance, and difficulty reaching the required quality standards.
Resumen: El objetivo del artículo es evaluar el desempeño de la comercialización en las organizaciones de agricultores familiares. La recopilación de datos primarios se basó en observaciones sistemáticas in loco y en las percepciones de 15 organizaciones asociativas que se beneficiaron del Proyecto São José III en Ceará, sobre la comercialización de la producción. Para el análisis de datos, se utilizaron técnicas estadísticas descriptivas y la construcción del Índice de Desempeño de Comercialización (IDC). Como resultados principales se encontró que las asociaciones de productores tienen un nivel regular de desempeño. Las principales debilidades observadas fueron la falta de acceso al DAP Legal, la asistencia técnica y la dificultad para alcanzar los estándares de calidad requeridos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53222
ISSN: 1928-5528
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DEA - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_kkjabrantes.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.