Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53217
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Mateus Mota dos-
dc.contributor.authorMariano, Francisca Zilania-
dc.contributor.authorCosta, Edward Martins-
dc.date.accessioned2020-07-31T13:10:06Z-
dc.date.available2020-07-31T13:10:06Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSANTOS, Mateus Mota dos; MARIANO, Francisca Zilania; COSTA, Edward Martins. Efeitos da educação dos pais sobre o rendimento escolar dos filhos via mediação das condições socioeconômicas. v. 23, n. 2, p. 145-182, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53217-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the effects of parents’ education on the school performance of the students. The Causal Mediation Effect method was applied to the information extracted from SAEB, School Census, and the Platform of Social Indicators made available by INEP (2015). The results showed that the causal mediation effect gains strength as parents ’level of education increases, indicating that part of the effect of parents’ schooling is strengthened by the family socioeconomic level. The indirect influence of parents’ schooling through mediation of socioeconomic conditions, on average, is higher for the male children.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEconomia Aplicadapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectPais - Educaçãopt_BR
dc.subjectEffect causal mediationpt_BR
dc.subjectSchool performancept_BR
dc.titleEfeitos da educação dos pais sobre o rendimento escolar dos filhos via mediação das condições socioeconômicaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho busca avaliar os efeitos da educação dos pais sobre o rendimento escolar de alunos. O método contrafactual de mediação de- senvolvido por Imai et al. (2010) foi aplicado às informações extraídas do SAEB, Censo Escolar e Indicadores Sociais, disponibilizadas pelo INEP (2015). Os resultados evidenciam que o efeito de mediação causal ganha força à medida que o nível de educação dos pais aumenta, indicando que parte do efeito da escolaridade dos pais é potencializado pelo nível socio- econômico familiar. Além disso, a influência indireta da escolaridade dos pais via mediação das condições socioeconômicas é maior para filhos do sexo masculino.pt_BR
Aparece nas coleções:DEA - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_emcosta.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.